Indignação com a falta de energia e a falta de água, mais inclusão das comunidades rurais e Departamento de Trânsito voltam a ter destaque na Câmara

Na 30ª Reunião Ordinária do Poder Legislativo de Buritizeiro, os vereadores da casa oficializaram suas cobranças e apresentaram soluções para as diligências averiguadas durante as ações fiscalizatórias. Confira:

Sérgio Pereira

O vice-presidente da Câmara, vereador Sérgio Pereira, ao abrir o momento de explanação dos novos trabalhos dos vereadores, registrou a sua insatisfação com a prestação dos serviços da CEMIG para o município e comunidades rurais. O vereador revelou que os distritos de Cachoeira do Manteiga, Cachoeira do Teobaldo, Paredão de Minas e as demais localidades ficaram por mais de três dias sem energia, o que tem causado revolta por parte dos moradores. Sérgio Pereira ainda lembrou que, nos últimos anos, várias solicitações por parte do Legislativo Buritizeirense foram feitas junto à concessionária, o que causa indignação de todos, considerando ainda o quanto a companhia fatura anualmente. O vereador sugeriu que a mesa diretora efetue novas cobranças, com o envio de ofícios para o deputado estadual Gil Pereira e para a alta cúpula da CEMIG, para evitar a repetição desses transtornos para os munícipes.

Ludimila Lôpo

A vereadora Ludimila Lôpo apresentou a indicação para o SAAE, que pede reservatórios de água para o atendimento da demanda dos moradores da parte alta da cidade, em especial os Bairros Bandeirantes, Alto São Francisco e Novo Buritizeiro. Conforme argumentou a vereadora, inúmeras famílias têm sofrido com a recorrente falta de água para esta região do município. Ludimila Lôpo ainda defendeu que medidas urgentes sejam tomadas, para que seja garantido esse direito humano básico, que também promove a saúde e bem estar da população.

Outra iniciativa da vereadora foi a indicação para que a Secretaria de Agricultura inclua as comunidades do Frade, Extrema, Sambaíba e adjacências nos projetos e programas ofertados pela pasta, para garantir que as respectivas políticas públicas alcancem os agricultores dessas regiões. Depois de valorizar e reconhecer o trabalho da referida secretaria em seu discurso, a legisladora pontuou que as localidades mencionadas na indicação precisam ter acesso aos projetos e a qualificação para desenvolver a piscicultura, inseminação artificial e demais suportes e estruturas disponibilizados pelas equipes da secretaria.

Sidney da Saúde

Ao usar a tribuna, o vereador Sidney da Saúde, de forma verbal, cobrou que a proposta de criação do Departamento Municipal de Trânsito, criada pelo vereador para regulamentar o trânsito de Buritizeiro, seja atendida. De acordo com Sidney da Saúde, os problemas com a sinalização e educação no trânsito seguem sendo uma das dores sociais mais preocupantes do município. O vereador endossou a reclamação da colega Ludimila Lôpo sobre a falta de água na parte alta da cidade, informando que cobranças têm sido feitas junto ao SAAE, muitas delas baseadas nas reclamações de donos de imóveis, que desejam construir suas casas naqueles bairros, mas que estão temerosos por causa dos problemas com a falta do recurso hídrico.