Câmara de Buritizeiro cancela reuniões presenciais

A Câmara Municipal de Buritizeiro publicou nesta segunda-feira (08/03), a Portaria nº 014/2021, que cancela as reuniões presencias da casa legislativa, durante a inclusão do município na Onda Roxa, do Plano Minas Consciente, que impõe medidas mais restritivas no combate da pandemia da Covid-19. Também sustenta a decisão desta portaria, o Decreto 037/2021 da Prefeitura de Buritizeiro, publicado nesta segunda-feira.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Sérgio Pereira, “o momento é de mobilização das iniciativas pública e privada que, com o comprometimento da população, precisa contornar a difícil situação da Saúde Pública, com as medidas necessárias, priorizando as vidas das pessoas”.
Na reunião, que haveria nesta segunda-feira (08), seriam sequenciadas as discussões e votações de projetos de relevância para a população buritizeirense, como o projeto enviado pelo Poder Executivo, para o reajuste salarial dos servidores municipais, além dos requerimentos e indicações recebidas, no primeiro encontro legislativo de 2021, no dia 22 de fevereiro.
Esta primeira sessão plenária também instituiu as três comissões de vereadores, que farão as avaliações de projetos e propostas pautadas na Câmara, em 2021. Formam a Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação, os vereadores, Sandro Paulo Ramos Flores Gomes (presidente), Renata Cristina de Araújo de Jesus (vice-presidente) e o Alvimar Eustáquio da Silva (relator). Outra equipe, é a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, a qual é composta por Ludimila Lôpo de Campos Carvalho (presidente), Leanderson Dheury Ferreira de Jesus (vice) e Walmir Pinto de Carvalho Júnior (relator). Por fim, a Comissão Permanente de Serviços Públicos Municipais é presidida por Valdemar Batista de Oliveira, Francisco Alves Moreira Neto (vice) e Sidney Vila Real do Carmo Moreira (relator).
Indicações e requerimentos apresentados pelos vereadores
O vereador Alvimar Eustáquio da Silva apresentou a indicação de nº 001/2021, que solicita a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, a instalação de placas indicativas para as vias do município. Alvimar também registrou a indicação n° 002/2021, para que seja feita a roçada do lote localizado na equina da rua Olerinda de Oliveira com a Rua José Rodrigues Pereira.
A reformulação da área de lazer do Balneário das Pedras é um dos pedidos apresentados pela vereadora Eva Juliana, com a indicação nº 003/2021. A vereadora defende que sejam feitas melhorias no local, com a implementação de quiosques públicos com mesas, assentos e churrasqueiras fixas, quiosques privados (com horário predefinido de funcionamento), arborização, jardinagem e iluminação no perímetro do balneário. Na oportunidade, Eva Juliana solicitou também informações sobre a reativação da Vaca Mecânica e da Padaria Comunitária, junto ao prefeito municipal e ao secretário de Desenvolvimento Social, por meio do requerimento nº 001/2021.
O vereador Sidney Vila Real, com a indicação nº 004/2021, sugeriu a isenção da tarifa da Balsa Pioneira de Cachoeira do Manteiga, para os veículos com placas de Buritizeiro. Para o vereador, esta pode ser uma política pública importante, em benefício da população.
Através do Projeto de Lei nº 001/2021, o vereador e presidente Sérgio Pereira apresentou para a apreciação dos vereadores a proposta de reconhecimento como utilidade pública do Instituto de Missões Urbanas Evangelismo de Buritizeiro. Este projeto foi apreciado e aprovado, por unanimidade, na reunião extraordinária, do dia 04 de março.
Verbalmente, a vereadora Renata Cristina de Araújo de Jesus propôs a criação da Comissão da Criança e do Adolescente na Casa Legislativa, que foi prontamente aceito pelo presidente da Câmara. Sendo assim, ficou definido, por hora informalmente, que a autora da proposta será a presidente desta comissão, com a vereadora Ludimila Lôpo como vice e o vereador Sandro Paulo como relator.