Câmara de Buritizeiro sedia encontro para a criação de cooperativas da Agricultura Familiar

A Câmara de Buritizeiro sediou o Encontro UNICAFES, na manhã de quinta-feira (12/01), que teve como objetivo prestar orientações para a criação de cooperativas da Agricultura Familiar, para dezenas de produtores rurais do município, que estiveram presentes. O evento também contou com a participação do vice-prefeito Marcelo Osório, que foi recebido pelo presidente da Câmara, vereador Sidney Vila Real.

A iniciativa da Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Brasil (ADESB) e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), foi composta com as parcerias do Poder Legislativo buritizeirense, da Sala Mineira do Empreendedor, com Associação dos Apicultores de Cachoeira do Teobaldo (AAPICATE), das Prefeituras de Buritizeiro e Pirapora e do SEBRAE.

No encontro, foram tratadas as oportunidades e a importância do cooperativismo, a necessidade de uma agenda para o desenvolvimento de um cooperativismo inovador, as articulações e processos fundamentais para a consolidação das cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária, dentre outras abordagens.

Por sua vez, o presidente da Câmara destacou as ações e o trabalho desempenhado pelos legisladores para o fortalecimento do agronegócio no município e as políticas públicas em favor da Agricultura Familiar. “Sabendo do potencial gigante de Buritizeiro, com os inúmeros assentamentos, associações e pequenos produtores, a Câmara tem buscado conquistar condições para fomentar este segmento econômico, primordialmente, no que se refere à infraestrutura. As melhorias nas estradas e a disponibilização de equipamentos para as diversas culturas são pautas diárias no trabalho dos vereadores. E esse encontro demonstra o nosso engajamento também na capacitação e na organização dos empreendedores da Agricultura Familiar”. Avaliou Sidney Vila Real.