Câmara Informa

Notícias, Acontecimentos & Informativos
  • Pirapora: 55º BPM realiza solenidade de passagem de comando

O Tenente Coronel César William Passos é o novo comandante da 55º BPM

Aconteceu na tarde segunda-feira, (29) de janeiro, a cerimônia de passagem de comando do 55º Batalhão da PMMG do Maj Wilson Fabiano Gonçalves da Silva para o Ten Cel César William Passos. A solenidade foi presidida pelo Comandante da 14ª Região da Polícia Militar, Coronel Carvalhar, e prestigiada por autoridades militares e civis de Pirapora e região.

Dentre outras autoridades, estiveram presentes no evento, o chefe do Estado Maior da 11ª RPM Ten Cel Adriano Ribeiro; o comandante do 50º BPM de Montes Claros Ten Cel Jarson Ferreira; o comandante do 30º BPM de Januária Ten Cel Paulo Sérgio; o presidente do Clube dos Oficiais da PMMG e deputado estadual Cel QOR Piccinini Teixeira, o vice-prefeito de Pirapora Orlando Pereira; os prefeitos de Buritizeiro, José Humberto, de Jequitaí, Joaquim Isodoro e de Lassance, Paulo Elias, e o gerente regional da Caixa Econômica Federal Sergio Luís.

A Cerimônia

O início da cerimônia deu-se com o anúncio regulamentar prestado pelo Cap Warley, da 258ª CIA, ao Cel Carvalhar. Em seguida, foi executada a Canção da Polícia Militar pela banda de música do 55º Batalhão de Infantaria da cidade de Montes Claros e feita a leitura da Nota do Comando Regional. Após a leitura dos atos oficiais e da nota de despedida do Maj Wilson, aconteceu o momento mais significativo do evento: o ato solene de transmissão e assunção de comando.

Os comandantes substituto e substituído prestaram anúncio regulamentar ao comandante da 14ª RPM. Na sequência, foi entregue ao Cel QOR Rocha e ao Maj Wilson o emoldurado da bandeira – insígnia representando os seus respectivos comandos.

Foi lido o curriculum do novo comandante que, logo em seguida, fez o seu pronunciamento. O Ten Cel César relembrou, em seu discurso, a sua trajetória dentro da Corporação, iniciada em 1995, quando ingressou no Curso de Formação de Oficiais na cidade de Belo Horizonte. “Ao longo dessa caminhada fizemos grandes amigos, compartilhamos muitas alegrias e vitórias”, afirmou o comandante.

O oficial se emocionou ao falar de sua mãe e do seu pai Antônio Carlos Passos a quem atribuiu a formação do seu caráter e personalidade. O novo comandante agradeceu à esposa e filhos pelo apoio incondicional, aos parentes e amigos que se descolaram de suas cidades para compareceram ao evento e, em e especial, ao Sr. Cel Herbert Figueiró de Lourdes, comandante geral da PMMG, pela confiança nele depositada para assumir o comando da Unidade. O militar agradeceu ainda ao Cel Carvalhar e se comprometeu em dedicar-se, diuturnamente, para cumprir com excelência a honrosa missão que lhe foi confiada de comandar o 55º BPM, “o nosso aguerrido Guardião do Alto Médio São Francisco”.

Para finalizar, o comandante reafirmou a necessidade da parceria da PMMG com a sociedade civil para garantir a tranquilidade e ordem e combater a criminalidade. “Nossa tônica é e sempre será prioritariamente a prevenção ao crime”, ressaltou o Tenente Coronel.

Na ocasião da solenidade de passagem de comando, também foram inaugurados os retratos da galeria de comandantes do 55º BPM, do Cel Rocha de Araújo e do Maj Wilson Fabiano, o que constitui para a PMMG a mais viva memória daqueles que tiveram uma participação importante para a construção da história da Unidade.

No encerramento da solenidade de passagem de comando, os militares do 55º BPM desfilaram em continência ao novo comandante, Ten Cel César William. Logo após, foi servido um coquetel aos convidados no salão nobre do Centro de Convenções.