Na manhã de quarta-feira, 1º de janeiro, ocorreu a Sessão Solene de Posse do Prefeito, Vice-prefeito e dos Vereadores eleitos para a gestão 2025-2028 do município de Buritizeiro.
Conforme determina o Regimento Interno da Câmara, em seu artigo 3º, parágrafo primeiro, a reunião de posse deve ser presidida pelo vereador eleito mais idoso. Assim, a solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Sidney Vila Real do Carmo Moreira. Na ocasião, Sidney convidou o vereador Walmir Junior para compor a mesa como secretário e, em seguida, convidou o vereador Sérgio Pereira para também integrar a mesa.
Em seu pronunciamento, Sidney Vila Real do Carmo Moreira falou sobre sua trajetória como secretário de saúde e, posteriormente, sobre a oportunidade de se tornar vereador. Sidney declarou-se honrado por ter sido o vereador mais votado da história do município de Buritizeiro. Por fim, agradeceu a confiança de todos que acreditaram em seu trabalho e expressou gratidão a todos os presentes neste dia de posse, marcando o início de um novo capítulo para a continuidade do processo de construção e desenvolvimento dos próximos quatro anos no município.
A solenidade teve início com a diplomação dos vereadores eleitos: Eva Juliana Alves Barbosa, José Mendonça de Oliveira, Julyard Mykely da Silva Farago, Ludimila Lôpo de Campos Carvalho, Mauro Sérgio B. Pereira, Renata Cristina de Araújo de Jesus, Rodrigo Gonçalves Rocha, Sidney Vila Real do Carmo Moreira, Valdemar Batista de Oliveira, Walmir Pinto de Carvalho Junior e Willian Santos Laranjeira.
Na sequência, ocorreu a diplomação do Prefeito, Pedro Braga, e do Vice-prefeito, Marcelo Osório.
Posteriormente, deu-se início ao termo de posse, com as assinaturas e os juramentos do Prefeito, Vice-prefeito e vereadores eleitos.
Na oportunidade, o Vice-prefeito, Marcelo Osório, agradeceu aos presentes e declarou sentir-se honrado pelo trabalho realizado nos últimos quatro anos em parceria e comprometimento com o prefeito reeleito, Pedro Braga. Osório concluiu afirmando que o povo de Buritizeiro tem, hoje, esperança em um futuro ainda melhor para a cidade.
O prefeito Pedro Braga, por sua vez, agradeceu pela vitória, destacando o feito histórico de ser o primeiro prefeito reeleito após 61 anos. Em seu discurso, Braga enfatizou que essa conquista é fruto do trabalho conjunto de todos ao longo dos últimos quatro anos, marcados por desafios e esforços para a construção de uma cidade melhor. Ele afirmou que o compromisso com o desenvolvimento de Buritizeiro continua, dedicando a vitória à memória de seu pai, Anderson Fonseca Braga, ex-prefeito do município.
Após os discursos, os vereadores eleitos tiveram espaço para reafirmar suas promessas de compromisso e dedicação, assumindo a responsabilidade de trabalhar em prol da comunidade buritizeirense.
Encerrando a solenidade, foi realizada a eleição dos parlamentares que irão compor a nova Mesa Diretora. O processo de votação foi conduzido pelo secretário Walmir Junior. O resultado confirmou a confiança dos vereadores nas escolhas para os cargos da Mesa Diretora, composta por Renata Cristina Araújo de Jesus como presidente, Eva Juliana Alves Barbosa como vice-presidente e Ludimila Lôpo de Campos Carvalho como secretária.
A nova presidente da mesa diretora de 2025, Renata Cristina Araújo de Jesus, fez uso da palavra durante a cerimônia de posse para expressar sua gratidão a todos os colegas pela confiança depositada em sua liderança. Em seu discurso, Renata destacou a importância do diálogo, da transparência e do compromisso com os interesses da população, reafirmando que sua atuação à frente da Casa Legislativa será pautada pela responsabilidade e pelo trabalho em prol do povo, finalizou.
Estiveram presentes na cerimônia: Capitão Moreira, da Polícia Militar de Buritizeiro; o ex-prefeito e ex-vereador Cláudio dos Semas; ex-prefeito Zé Barata os ex-vereadores e ex-presidentes da Câmara Geraldo Marlúcio, Carlinhos Medeiros e Walmir Carvalho; o ex-vereador José Rezende; o pastor Salatiel; o padre Rodrigo; a cantora Gisele; representantes da Fundação Caio Martins de Buritizeiro; familiares e a comunidade local.