Câmara de Buritizeiro solicita, do Governo do Estado, pavimentação asfáltica de rodovias da região

A Câmara Municipal de Buritizeiro, em parceria com a Associação de Câmaras e Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams), emitiu um ofício ao governador do Estado, Romeu Zema, solicitando a pavimentação asfáltica de 138 km da Rodovia MG 161 até a BR 365 (no acesso para a cidade de São Romão) e de 118 km da Rodovia MG 408, ligando à BR 365 (para o acesso à Brasilândia de Minas).

Com a assinatura dos 11 vereadores, o ofício também foi endereçado à outras autoridades do Estado, como o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Gilson Soares Lemos, o procurador Geral do Ministério Público (MPMG), Jarbas Soares Júnior e o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus Filho.
O documento tem como propósito reforçar o pedido da própria Avams, que solicitou ainda a pavimentação e melhorias em outros sete trechos rodoviários, de estradas estaduais. Conforme o Acordo Judicial entre o Governo do Estado e a empresa Vale, que propõe a reparação aos municípios impactados com o rompimento das barragens, a associação de câmaras apresentou um requerimento que aponta a necessidade de melhorias estruturais nas malhas rodoviárias não pavimentadas nos municípios da região.
A iniciativa é para atenuar as dificuldades e empecilhos para o desenvolvimento regional. Caso essas demandas para uma melhor acessibilidade sejam atendidas, a expectativa é que seja alavancada a atratividade para a instalação de novas empresas e investimentos na região.
Em especial, para Buritizeiro e as cidades em torno, às quais têm como principais segmentações econômicas, a agropecuária, a indústria e a energia solar, além de um posicionamento geográfico estratégico, a pavimentação destes trechos, também representará um marco para o transporte e escoamento da produção agrícola e industrial, com a transformação socioeconômica para a população.