Comenda João Guimarães Rosa foi entregue pela Câmara de Buritizeiro

Em sessão solene na noite desta quinta-feira (20/06) na Câmara de Buritizeiro, foi realizada a entrega da Comenda João Guimarães Rosa de 2024, para oito homenageados, os quais foram condecorados com a maior honraria do município. Indicados pelos legisladores, os contemplados com a medalha e com o certificado tiveram o reconhecimento e a celebração de suas trajetórias e dedicação pelo município e o seu povo.

A presidente do Poder Legislativo, vereadora Juliana do Semas, ao compor a mesa de honra, esteve acompanhada do vice-prefeito Marcelo Osório, representante do Poder Executivo, e do vice-presidente da Câmara, vereador Sérgio Pereira. Familiares e amigos dos homenageados da noite lotaram a plateia e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais das histórias de vida dos destaques da noite.

Valorizando o que representa a Comenda João Guimarães Rosa e agradecendo a presença de todos, a presidente Juliana do Semas abriu os discursos destacando também a importância desse momento para a cidade. “São pessoas que prestam e continuarão prestando serviços e sua disponibilidade por nossa amada Buritizeiro. Como bem disse Guimarães Rosa em um dos seus versos, a palavra coragem define muito bem a nossa gente, na busca por uma cidade melhor. Por tudo isso parabéns a todos os homenageados”.

Ao final da entrega das comendas, todos os homenageados e presentes participaram do delicioso coquetel preparado pelo Poder Legislativo.

O que simboliza a Comenda João Guimarães Rosa

Instituída após a aprovação do Projeto de Lei nº28/2021, de autoria do vereador Sérgio Pereira, a Comenda João Guimarães Rosa simboliza o reconhecimento e a homenagem para os cidadãos que contribuem de forma relevante para a população e município nos aspectos sociais, econômicos e culturais. A condecoração dessas pessoas, com esta honraria, representa também a valorização do vínculo de gratidão com o inestimável João Guimarães Rosa, que como um dos maiores autores da história da literatura brasileira, voltou seus olhos para as belezas naturais, a cultura e ao povo Buritizeiro, referenciando a região em sua grande obra.

Relação dos condecorados:

Indicado pela presidente da Câmara, vereadora Juliana do Semas: José Francisco dos Santos.

Indicado pelo vice-presidente da Câmara, vereador Sérgio Pereira: Sebastião da França Gomes Pereira.
Indicado pelo vereador Francisco Alves Moreira Neto: Emerson Soares dos Santos.
Indicada pelo vereador Leanderson Sarrá: Sebastião Lacerda Sobrinho.
Indicada pela vereadora Ludimilla Lôpo: Arlete Alves de Almeida..
Indicado pelo vereador Sandro Paulo: Hugo Pires Lima.
Indicado pelo vereador Sidney da Saúde: Adelson Gomes do Prado.
Indicado pela vereadora Renata Araújo: Ilmar Pereira Lima.

Homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Buritizeiro 2024 e indicado pelo vice-presidente da Câmara, vereador Sérgio Pereira: Sinvaldo Alves Pereira.