Natação gratuita para autistas, Moção de Repúdio e mais fonoaudiólogos para o município são temas de trabalho dos vereadores de Buritizeiro

Os vereadores de Buritizeiro, na noite da segunda-feira (13/03), dentre as deliberações da 4ª Reunião Ordinária do ano, também oficializaram novas indicações, tornaram públicas suas reivindicações e apresentaram seus posicionamentos em relação às temáticas que impactam diretamente a população. Confira:

Ludimila Lôpo

A vereadora Ludimila Lôpo deu início aos trabalhos dos vereadores explanando sua Moção de Repúdio endereçada para Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a qual demonstra a sua contrariedade ao Projeto de Lei do governador do estado, que propõe a incorporação das atividades da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) pela Secretaria de Estado de Educação. Para Ludimila, a possibilidade de extinção da entidade representa uma grande ameaça para o município e os estudantes dos cursos ofertados pela FUCAM, desde a formação básica à formação profissional, sobretudo para aqueles em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a vereadora destacou a importância histórica e social da FUCAM para o município e defendeu que a proposta seja repensada.

Leanderson Sarrá

Propondo a atuação conjunta das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social, o vereador Leanderson Sarrá, através de uma indicação, recomendou a análise sobre a viabilidade de estas pastas buscarem parcerias e convênios com clínicas de reabilitação para o acolhimento e tratamento dos dependentes químicos de Buritizeiro.

O vereador Sérgio Pereira apresentou uma indicação para que a Secretaria de Saúde disponibilize mais fonoaudiólogos no município, para atendimento da demanda do município, que hoje conta apenas com um profissional à disposição.

Walmir Junior

Destacando o trabalho feito na recuperação das vias e demonstrando desapontamento com o tipo de material utilizado, o vereador Walmir Junior protocolou uma indicação para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU) sugerindo a revisão da matéria prima que vem sendo introduzido nas ruas, o qual tem desagradado a população que reclama da poeira gerada. Verbalmente, o vereador citou o projeto Mexa-se como um mecanismo para a retomada das atividades de hidroginástica no município.

Sidney da Saúde

O presidente da Câmara, vereador Sidney da Saúde, fundamentado em um Anteprojeto de Lei, protocolou uma indicação para o Poder Executivo que reivindica aulas de natação gratuitas para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a proposta, a natação proporciona inúmeros benefícios para este público, além de possibilitar um mecanismo de prevenção e defesa para estas crianças. Para elucidar ainda mais a importância de sua proposição, o vereador convidou a mãe de um autista para relatar o que esta iniciativa poderá representar para o seu filho. Na tribuna, a advogada Carolina Leite Rodrigues elogiou a proposta e parabenizou Sidney da Saúde, lembrando que existem várias legislações que regulamentam e estimulam políticas específicas para os autistas. A advogada também destacou a necessidade de mais respaldo dos Poderes Público e Privado e da sociedade em geral para mais inclusão e igualdade de direitos destas crianças.