Solução emergencial no abastecimento de água para Paredão de Minas, Programa Miguilim e EJA na zona rural são defendidos por vereadores

Os vereadores de Buritizeiro tiveram a oportunidade de apresentarem seus novos trabalhos e registrar suas cobranças, durante a 25ª Reunião Ordinária, desenvolvida na noite da segunda-feira (18/09). Confira:

Sidney da Saúde

Presidente da mesa diretora, o vereador Sidney da Saúde abriu a apresentação dos novos trabalhos dos vereadores com uma indicação para o Poder Executivo e SAAE, a qual pede a solução emergencial mais eficaz para sanar a deficiência no abastecimento de água potável na comunidade rural de Paredão de Minas, bem como a realização de análise da qualidade de água e, ainda, as providências para perfuração do novo poço artesiano e que seja criado uma mini estação de tratamento de água para o consumo humano. Conforme Sidney da Saúde, o acesso à água potável é um direito essencial e a referida localidade também enfrenta problemas com a falta de qualidade da água, que atualmente é imprópria para o uso, segundo os relatos dos próprios moradores.

Sérgio Pereira

Com duas indicações para a Secretaria Municipal de Educação, o vereador Sérgio Pereira apresentou duas sugestões: a primeira delas é que a SEMED possa avaliar a possibilidade de adesão do Programa Miguilim do Governo de Minas, que desenvolve nas escolas atividades para o diagnóstico de crianças com dificuldades na audição e visão. Para Sérgio Pereira, o programa será um importante mecanismo para os alunos que enfrentam estes problemas e têm o processo de aprendizagem prejudicado, já que ao confirmarem o diagnóstico, eles serão encaminhados para respectiva rede de saúde, para iniciar o tratamento e o processo de aquisição de aparelhos auditivos ou óculos.

No conteúdo da outra proposta, Sérgio Pereira solicitou a inclusão, no planejamento escolar de 2024, do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a disponibilidade do transporte escolar adequado, para o Assentamento 1º de Maio. Em sua argumentação, Sérgio Pereira destacou a necessidade de capacitação dos jovens e a falta de acesso à educação são cada vez maiores e que esta iniciativa vai proporcionar uma nova perspectiva de vida e oportunidades para os moradores.