Câmara de Buritizeiro aprova projetos e institui Comenda Guimarães Rosa

Para debate e votação de projetos, a Câmara de Buritizeiro realizou, na noite desta quarta-feira (08/09), a 7ª Reunião Extraordinária do ano. A sessão contou com a presença de espectadores, além da transmissão ao vivo, na página oficial do Poder Legislativo.

Foram pautados em primeira discussão, três projetos de lei. Enviado pelo Poder Executivo, o Projeto de Lei n°29/2021, que “Autoriza a concessão de estímulos e incentivos fiscais ao desenvolvimento econômico do município de Buritizeiro e dá outras providências”, foi a primeira matéria apreciada pelos vereadores. Em seguida, de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Sérgio Pereira, foi discutido o Projeto de Lei n°30/2021, o qual “Institui no município de Buritizeiro-MG, o dia Municipal do Agente de Comunitário de Saúde – ACS, e do Agente de Combate a Endemias – ACE, e dá outras providências”. Fechando o debate de projetos, o Projeto de Lei n°33/2021, também passou pela apreciação, o qual “Altera a lei municipal 1.498/2019, a qual dispõe sobre a política municipal dos direitos da criança e do adolescente e dá outras providências”.
Após a série de discussão de projetos, os vereadores participaram da votação de outros três projetos de lei, os quais têm como ponto em comum, as homenagens para personalidades que ajudaram a escrever a história do município e/ou contribuíram para a valorização da cultura buritizeirense. Todos eles receberam o parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e da Assessoria Jurídica.
Oriundo do Poder Executivo e com o intuito de oficializar o nome do Mercado Municipal Avelita Rocha Coelho e a Praça Antônio Pinto Osório, foi aprovado, com a anuência de todos os vereadores, o Projeto de Lei n°25/2021. Dezenas de familiares do homenageado com o nome da praça estiveram presentes para acompanhar a consolidação da proposta.
Idealizado e protocolado pelo vereador Sidney Vila Real, o Projeto de Lei n°27/2021 que “Altera nome da Estratégia de Saúde da Família Jardim dos Buritis para Estratégia de Saúde da Família Vice Prefeito José Correa Braga”, também contou com a aprovação de todos os legisladores.
Para ser uma das principais honrarias do município, o Projeto de Lei n°28/2021, que “Institui a comenda João Guimarães Rosa pela Câmara Municipal de Buritizeiro – MG, e dá outras providências” foi a última proposta deliberada da noite, também por unanimidade. O autor da proposta, o vereador Sérgio Pereira, lembrou-se do comprometimento dos colegas de Câmara e enalteceu os homenageados com as aprovações dos projetos. “Quero agradecer a presença de todos os vereadores presentes nesta reunião extraordinária e o público presente. Essas homenagens são justas e justificadas por toda a colaboração destas pessoas para Buritizeiro. Temos o exemplo do senhor Antônio Pinto Osório, como um dos primeiros agricultores feirantes do município, e que terá agora o seu nome na praça, que hoje acolhe os nossos feirantes. Isso é a valorização da nossa terra e da nossa gente”. Frisou o presidente da Câmara.