Vereadores propõem Carteira da Saúde da Mulher e Dia Municipal do Surdo

Dentre os trabalhos apresentados pelos vereadores, na última segunda-feira (30/08), também foi exigida a inclusão de jovens nas empresas vencedoras de licitações, solicitadas manutenções em ruas, mais atendimentos médicos para comunidades rurais, mata-burro e reparos para as estradas, além da homenagem ao missionário Tarcísio Soriano de Lima.

Sandro Paulo

O vereador Sandro Paulo indicou para o Poder Executivo, que sejam seguidas as disposições da Lei Municipal nº 1.484/2018, a qual dispõe que os órgãos da Administração Pública Municipal e a Câmara devem exigir, por parte das empresas e serviços contratados, a inclusão e promoção de oportunidades para os adolescentes e jovens que foram atendidos em medidas sócio-educativas. Sandro Paulo destacou que, para o processo de aprendizagem e profissionalização deste público, esta lei regulamenta que as empresas vencedoras de licitações públicas devem conter no seu quadro de profissionais, no mínimo 01% do pessoal alocado, ou contratar pelo menos 01 (um) adolescente ou jovem.

Renata Araújo

Com pedidos de providências direcionados para a Secretaria de Infraestrutura, a vereadora Renata Araújo solicitou a manutenção e reparos na Avenida das Indústrias e na Rua Clementino Barbosa, que estão intransitáveis e agravam os riscos para os condutores de veículos e pedestres. Renata Araújo também protocolou um pedido para a troca de lâmpadas na Rua Clóvis Diniz, no bairro Vila Maria, onde a escuridão tem proporcionado insegurança para os moradores.

Walmir Júnior

O líder do Executivo, vereador Walmir Júnior apresentou a indicação para a Secretaria de Saúde, para que seja realizado o estudo de viabilidade para acrescentar, no cronograma mensal ou quinzenal, atendimentos médicos nas comunidades de Pindaíba e Fazenda Boa Sorte. Atualmente, os moradores destas localidades são atendidos na UBS de Cachoeira de Teobaldo, no entanto, a distância e as condições de acesso não são favoráveis. Além disso, o vereador também relatou que a quantidade de atendimentos ofertados não consegue cobrir as demandas das comunidades.

Sidney Vila Real

Do Instituto de Previdência dos Servidos Municipais de Buritizeiro (Ipsemb), o vereador Sidney Vila Real solicitou a atualização do Portal de Transparência da entidade, com as informações e todos os dados dos servidores.
Na oportunidade, Sidney Vila Real também fez a leitura do Projeto de Lei nº 36/2021, de autoria conjunta com as vereadoras Renata Araújo e Juliana do Semas, que visa instituir a Carteira Municipal da Saúde da Mulher, que será um mecanismo auxiliar no controle e monitoramento dos procedimentos, exames e consultas para as mulheres do município.
Foi apresentado também o requerimento para a Secretaria de Planejamento, solicitando a prestação de contas dos 14 mata-burros, que foram doados pelo Governo de Minas, em 2017. De acordo com Sidney Vila Real, foi informado que vários destes dispositivos estão estocados nos pátios do Governo do Estado. Sendo assim, o vereador solicita essa ação da Secretaria de Planejamento, para averiguação de alguma pendência no fornecimento dos mata-burros e se houver, para que seja providenciada a entrega e o atendimento das inúmeras estradas rurais que aguardam pela implantação.
Vinculada a esta iniciativa, Sidney Vila Real protocolou a indicação para a Prefeitura de Buritizeiro, para a realização de um levantamento de quais os locais da Zona Rural precisam da instalação de mata-burros. “Precisamos aproveitar a disponibilidade destes dispositivos que estão parados, há mais de cinco anos. Serão de grande utilidade para a nossa Zona Rural, facilitando o cotidiano das famílias”.

Juliana do Semas

A vereadora Juliana do Semas pediu providência por parte da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, na manutenção da estrada rural do Formoso, nas imediações do KM 213, no sentido de Nova Zelândia, Assentamento da Limeira, Sambaíba e Ceanorte. A vereadora argumentou que essa ação promoverá mais segurança para os usuários e favorecerá no escoamento da produção do agronegócio nesta região.
No mesmo propósito, Juliana do Semas também solicitou desta secretaria, a manutenção da rua Centenário, a qual está em péssimas condições e tem causado prejuízos, transtornos e insegurança para os condutores de veículos e pedestres.

Leanderson Sarrá

Em homenagem ao missionário Tarcísio Soriano de Lima, falecido em 2003, o vereador Leanderson Sarrá tornou público o seu Projeto de Lei nº 35/2021, o qual dá uma nova denominação na Rua 12, no bairro Recanto dos Buritis. Em sua justificativa, o vereador revelou que a pertinente homenagem é fundamentada no cidadão referência que este homem foi. “Ele foi um homem de bem que adotou Buritizeiro como cidade do coração e contribuiu para o desenvolvimento social e espiritual com as evangelizações que realizou. Fundador da Igreja Metodista de Buritizeiro pregava a palavra de Deus incansavelmente. Seu Lima realizou uma grande obra missionária em nossa cidade e deixou um grande legado”.

Sérgio Pereira

O vereador Sérgio Pereira, presidente da Câmara, apresentou o Projeto de Lei nº 37/2021, que propõe a instituição do Dia Municipal dos Surdos, a ser comemorado anualmente no dia 26 de setembro. O projeto prevê ainda que sejam realizadas ações em prol dos deficientes auditivos nos dias da semana de véspera. “Essa é uma medida para chamar a atenção para estas pessoas, familiares, tradutores e intérpretes de libras. Precisamos articular os poderes para viabilizar melhores condições e oportunidades para a comunidade surda do nosso município, realizando a conscientização e mobilização de todos”.
Sérgio Pereira também indicou para a Secretaria de Infraestrutura a construção de um guarda-corpo na calçada Rua Barnabé Martins (entre a Praça dos Pescadores e o Quiosque do Saruê) para mais segurança dos moradores e visitantes que utilizam o local para registrar fotos, vídeos e contemplar as belezas do município.