Casas populares, Programas para a Saúde do Homem e de Combate ao Alcoolismo e profissional de psicologia para Paredão de Minas são recomendados na Câmara

Na 5ª Reunião Ordinária do ano, da Câmara de Buritizeiro, desenvolvida na noite da última segunda-feira (20), os vereadores apresentaram seus novos trabalhos elaborados, fizeram indicações para o Poder Executivo e suas respectivas secretarias, expondo suas cobranças e demandas dos munícipes. Confira:

Francisco Alves Moreira Neto

O vereador Francisco Alves abriu a etapa de explanação dos novos trabalhos dos legisladores, com duas indicações para o Poder Executivo. A primeira delas, específica para a Secretaria de Saúde, que pede a disponibilização de transporte para pessoas de baixa renda e que residem até 10 km da Zona Urbana, em favor de mais acessibilidade dos serviços médicos do município. A outra indicação, encaminhada para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, solicita a realização do patrolamento das estradas rurais que dão acesso ao Assentamento 1º de Maio e às Comunidades de São Bento, Pindaíba e Gameleira, as quais estão gerando transtornos e prejuízos para os moradores destas localidades, devido à falta de manutenção.

Alvimar Eustáquio

Ancorado por meio de um Projeto de Lei que declara de utilidade pública a Associação dos Amigos Faz Acontecer, o vereador Alvimar Eustáquio argumentou a importância da aprovação da sua proposta, revelando que esta entidade presta serviços sociais, educacionais e demais assistências gratuitas para as pessoas de baixa renda em Buritizeiro.

Juliana do Semas

A vereadora Juliana do Semas protocolou a indicação para o Poder Executivo, que propõe a efetivação de parceria com o Governo Federal, para a construção e concessão de casas populares para as famílias que mais precisam, residentes no município e no Distrito de Cachoeira do Manteiga. A legisladora lembrou do agravamento da vulnerabilidade social, após a pandemia, para justificar a grande dificuldade que muitos buritizeirenses enfrentam para conquistar a moradia própria.

Em outra indicação, Juliana do Semas cobrou da SEMIU, a limpeza e a roçada do mato no Bairro Recanto dos Buritis, o qual tem sido uma das maiores preocupações dos moradores que procuraram a vereadora para falar da insegurança causada pelo ambiente propício para o surgimento e proliferação de animais peçonhentos.

Leanderson Sarrá

Apresentando o Projeto de Lei, que “Institui o Programa Municipal de Prevenção e Conscientização contra o Alcoolismo e institui a Semana Municipal de Luta contra o Alcoolismo”, o vereador Leanderson Sarrá defendeu a tramitação e aprovação da matéria para o respaldo legal na adoção de medidas e ações para a prevenção e combate desse problema social. Conforme a proposta, a data de referência deste tema, para inserção no Calendário Municipal, será no dia 18 de fevereiro, Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.

O vereador Sérgio Pereira apresentou duas indicações, sendo uma delas para a Secretaria de Saúde, a qual recomenda a disponibilização de um psicólogo para atendimento na Unidade de Saúde de Paredão de Minas, por pelo menos uma vez ao mês, levando-se em conta a importância e prioridade da Saúde Mental. No outro documento oficializado, direcionado para a Secretaria de Educação, o vereador solicita que seja viabilizado o atendimento de um profissional psicopedagogo aos alunos da Rede Municipal de Ensino, em favor de mais qualidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

Sidney da Saúde

O presidente do Poder Legislativo buritizeirenses, vereador Sidney da Saúde, oficializou a sua proposta de Projeto de Lei que, “Dispõe sobre a instituição do Programa de Saúde do Homem no município de Buritizeiro”. Conforme o proponente, sabendo do aumento nos indicadores nas doenças relacionadas ao gênero, é fundamental que este programa seja aderido para um melhor planejamento e execução de ações, campanhas e políticas específicas na difusão de informações mais claras e acessíveis para os homens das variadas faixas etárias, buscando a prevenção e a condução adequada para as patologias mais comuns no público masculino.

Por meio de uma indicação para a Secretaria de Educação, Sidney da Saúde também apontou a necessidade da edificação de uma cobertura para o pátio da Escola Municipal Pingo do Saber. O legislador lembrou que o espaço não pode ser devidamente usado pelos alunos, devido à exposição dos mesmos aos fortes raios solares ou às chuvas, o que pode gerar impactos na saúde dos estudantes. Como medida paliativa, Sidney sugeriu a utilização de tendas, até que o Poder Executivo consiga efetuar o investimento requisitado.