Parceria da Câmara de Buritizeiro e SENAR gera mais desenvolvimento e oportunidades com curso para apicultores

O Poder Legislativo de Buritizeiro tem buscado promover o desenvolvimento socioeconômico no município, não só com a formulação de políticas públicas como também se tornando uma importante parceira no estímulo do empreendedorismo das entidades do município e da região.

Dentro deste contexto, foi realizado o curso “Trabalhador na apicultura / BPF – Mel e produtos apícolas”, na Câmara Municipal nesta segunda-feira (27/03). A iniciativa, viabilizada na atuação conjunta com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pirapora, oportunizou uma capacitação inédita para os produtores pelo Sistema Faemg/Senar.

De acordo com os organizadores, 11 alunos tiveram acesso ao conhecimento sobre a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar na cadeia produtiva da apicultura da região. Além de disso, o encontro também explanou instruções sobre as condições para a colheita e extração do mel e produtos apícolas, análise dos laudos das amostras, destino de efluentes líquidos e resíduos sólido, controle integrado de pragas, armazenamento e identificação de embalagens e produtos acabados transporte do mel, habilidades gerenciais, planejamento e organização, conforme as normas e técnicas vigentes.

A prontidão e disponibilidade asseguradas pelo presidente da Câmara, vereador Sidney da Saúde, para beneficiar os produtores, especialmente, a Associação dos Apicultores da Cachoeira do Teobaldo (AAPICATE), é um comprometimento fundamental para melhorar a produtividade e a renda, das famílias e da comunidade, além de promover o desenvolvimento sustentável, na análise do agente de Desenvolvimento Rural do SENAR, Jacqueson Azevedo.

“É muito gratificante poder iniciar mais um evento (curso) pelo Senar Minas aqui em Buritizeiro, levar conhecimento e acima de tudo qualidade de vida para o homem do campo isso não tem preço. Gostaria de agradecer a Câmara Municipal de Buritizeiro na pessoa do Presidente Sr. Sidney da Saúde e demais vereadores que de imediato se prontificaram em nos ajudar a realizar o evento, nos dando todo amparo e suporte. É muito bom quando encontramos pessoas comprometidas com o desenvolvimento da cidade. Muito obrigado a casa legislativa de Buritizeiro por esse apoio tão importante e necessário”. Frisou o profissional do Senar.