Concurso Público, proibição de fumar em locais fechados, energia solar nos prédios públicos e infraestrutura tiveram ênfase na Câmara de Buritizeiro

Nesta segunda-feira (12), os vereadores de Buritizeiro, na 26ª Reunião Ordinária do Poder Legislativo, além das deliberações das pautas propostas, fizeram novas proposições e cobranças de demandas do município e da população buritizeirense. Confira:

Sandro Paulo

O secretário da mesa diretora, vereador Sandro Paulo, abriu o momento de novos trabalhos dos legisladores apresentando uma indicação para o presidente da Câmara, vereador Walmir Junior, solicitando a realização de um concurso público para provimento dos cargos no Poder Legislativo. Sandro Paulo explicou a necessidade destacando que dos 20 servidores da casa, apenas cinco são do quadro efetivo e a realização do certame promove transparência e isonomia na composição do quadro funcional da casa.

Ludimilla Lôpo

Em favor da Comunidade de Lança 3, a vereadora Ludimila Lôpo protocolou a indicação para que a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU) envie uma patrol e demais equipamentos disponíveis para recuperar trechos da estrada para o local, dando assim mais segurança aos moradores e, sobretudo, transporte escolar. A indicadora revelou ainda que trata-se de uma ação de urgência, pois os alunos estão sendo prejudicados ao ter que atravessar atalhos em matas e brejos, para ter acesso à condução.

Em formato de Projeto de Lei, a vereadora também apresentou outra proposta, a qual “Dispõe sobre a proibição de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou outro produto fumígeno, em recinto coletivo fechado dos órgãos públicos e comunidade escolar de Buritizeiro”. Ludimilla Lôpo fundamentou sua iniciativa, frisando sua preocupação em relação à prevenção ao uso de substâncias de nicotina e à preservação da saúde, principalmente, em se tratando do alerta da OMS sobre os impactos causados nos usuários, como câncer e morte precoce.

Leanderson Sarrá

O vice-presidente, vereador Leanderson Sarrá, fez a sua indicação para a SEMIU, estimulando a realização de estudo de viabilidade para pavimentação de ruas no distrito de Cachoeira do Manteiga. Para o vereador, a necessidade desta medida se explica com a qualidade de vida, condições de limpeza, mobilidade e segurança que serão garantidos para os moradores deste distrito. Além disso, promoverá mais desenvolvimento e favorecerá para menos prejuízos para condutores de veículos.

Alvimar Eustáquio

Outra indicação para a SEMIU partiu do vereador Alvimar Eustáquio, que cobrou a instalação de placas de parada de ônibus nos locais de embarque e desembarque de coletivos. Alvimar defendeu que esta sinalização vai contribuir na organização do trânsito e facilitar a vida dos usuários deste tipo de transporte, além da segurança que será garantida.

Sidney Vila Real

O líder do Executivo na Câmara, vereador Sidney Vila Real oficializou a indicação para a gestão municipal, com um anteprojeto de lei em anexo, recomendando a instalação de equipamentos de energia solar nos prédios públicos, vinculados ao município. Para Sidney, a adoção desta tecnologia trará mais sustentabilidade e economia para os cofres públicos, já que se trata de energia limpa e alto grau de retorno. Dentre os benefícios, está a possibilidade de redução drástica nos custos com energia e o redirecionamento dos recursos economizados para outras prioridades de Buritizeiro.

Pedindo a instalação de placas de sinalização e faixas elevadas de pedestres, próximas às escolas municipais, o vereador Sérgio Pereira destinou uma indicação para a SEMIU, relacionando como pontos prioritários as vias: Avenida da Extremidade e a travessia com a Avenida Afonso Pena e ruas Pará e José Vicente. O autor da solicitação justificou que essas medidas vão garantir mais segurança para os alunos de escolas próximas destes endereços.

Walmir Junior

O presidente da Câmara, vereador Walmir Junior apresentou a indicação para o Poder Executivo, requerendo a pavimentação da Avenida Juiz de Paz Jovino Francisco Braga, no trecho entre as ruas Presidente Getúlio Vargas até o entroncamento com o bairro Dom Bosco. Walmir Junior lembrou que mesmo com o trabalho de pavimentação iniciado, conforme o cronograma definido, esta via precisa dessa estrutura por fazer a ligação de bairros, com um grande fluxo de veículos, o que beneficiará a mobilidade e a saúde dos habitantes da região. Ainda foram citadas pelo vereador, as promessas feitas de outras gestões a estes moradores e que não foram cumpridas.