Em Audiência Pública, Câmara de Buritizeiro discute obras da Rede de Esgoto e apura informações para a população

Para fiscalizar e apurar as informações sobre a obra da Rede de Esgoto de Buritizeiro, a Câmara de Vereadores realizou uma Audiência Pública na noite de 27 de abril, com a participação de dezenas de moradores, quando o Poder Legislativo viabilizou uma profunda e fundamentada discussão sobre o tema, que vem sendo um das principais situações questionadas pela população.

O presidente da Câmara, vereador Sidney da Saúde, abriu a reunião compondo a mesa com os representantes dos órgãos diretamente envolvidos com a obra. Assim, foram convidados o secretário de Governo de Buritizeiro, Antônio Carlos (que representou o prefeito), o diretor do SAAE Romeu Pereira, o representante da empresa Makenge, Paulo Ricardo Correia e os representantes da Codevasf, Antônio José da Silva Neto e o engenheiro Jorge Luis de Araújo. Ainda na abertura, Sidney da Saúde destacou a importância da audiência, considerando a falta de informações claras e a oportunidade da participação direta de toda a sociedade de Buritizeiro.

“Esta obra está paralisada há mais de seis meses, além do longo histórico de atrasos nas diversas etapas do cronograma, no decorrer dos últimos dez anos. Temos acompanhado de perto, em nosso trabalho de fiscalização, a insatisfação da população perante essa pendência que se arrasta por tanto tempo. Mesmo sabendo da atuação do Poder Executivo para buscar soluções para isso, também recorremos às diversas esferas e mobilizamos parceiros para uma força tarefa em torno deste problema, como o senador Cleitinho Azevedo que nos recebeu em seu gabinete e se dispôs em nos atender na resolução desta demanda”. Revelou Sidney da Saúde.

Para iniciar os esclarecimentos, foram convidados para a tribuna o secretário de Governo de Buritizeiro, Antônio Carlos e o diretor do SAAE, Romeu Pereira. Os dois agentes explicaram os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Executivo para a retomada da obra e os resultados obtidos, como a recente liberação do recurso de sete milhões de reais. Por sua vez, o representante da Makenge ressaltou que a obra será retomada, assim que os trâmites burocráticos em Brasília forem sanados e o acordo ser consolidado entre a empresa e a Codevasf.

Por parte da companhia, os representantes reiteraram o compromisso de finalizar a obra que é uma das principais ações da Codevasf no norte de Minas. Em sua participação, o engenheiro Jorge Luís de Araújo recapitulou toda a cronologia da obra, explicando os principais percalços que geraram tantos atrasos e, sobretudo, os aspectos técnicos do projeto.

Após os esclarecimentos dos convidados, o presidente Sidney da Saúde acionou os demais vereadores para suas contribuições e seus questionamentos. Os legisladores expuseram suas perspectivas sobre o histórico da obra, os impactos gerados e todos os esforços do Poder Legislativo para uma maior celeridade nas atividades. Em suas indagações, os componentes da casa obtiveram as devolutivas da Makenge e da Codevasf. Da mesma forma, foi aberta a palavra para a plateia presente, composta de líderes comunitários e moradores. Cada participante presente teve a oportunidade de registrar a sua dúvida ou solicitação de esclarecimentos, conforme a proposta inicial da Audiência Pública.