Reforço Escolar, Segurança nas Escolas e Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência ganham ênfase na Câmara de Buritizeiro

O Poder Legislativo de Buritizeiro, em sua 10ª Reunião Ordinária na noite da última segunda-feira (24/04), oportunizou aos vereadores a apresentação dos seus novos trabalhos, bem como o registro de novas reivindicações. Confira:

Leanderson Sarrá

Secretário da mesa diretora, o vereador Leanderson Sarrá foi o primeiro da noite a apresentar os novos trabalhos, ao destinar uma indicação para a Secretaria de Educação, fundamentada no anteprojeto de Lei cria o Programa Permanente de Reforço Escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino. O vereador salientou que os impactos gerados pela pandemia da Covid-19 geraram uma defasagem no rendimento escolar e na eficiência da Educação como um todo, o que torna imprescindível este programa para amenizar as dificuldades dos alunos que mais precisam.

Francisco Alves Moreira Neto

Demonstrando desapontamento, o vereador Francisco Alves Moreira Neto protocolou um ofício endereçado à Presidência da Câmara, questionando a falta de atendimento da Assessoria de Comunicação da Casa. O legislador informou que fez um requerimento em relação à sua participação na Audiência Pública sobre a FUCAM, e ainda não foi atendido, mesmo quase duas semanas depois.

O líder do Poder Executivo, vereador Sérgio Pereira, apresentou o Projeto de Lei que pleiteia a concessão de título de Cidadã Honorária para a senhora Terezinha Maria Ramos, a qual merece reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município, segundo o vereador, especialmente na Educação Pública.

Alvimar Eustáquio

Para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, o vereador Alvimar Eustáquio protocolou uma indicação, solicitando duas faixas de pedestres na Rua Pará, próximo à Escola Municipal Inácio Alves Moreira, para garantir mais organização no trânsito e segurança nos arredores da unidade educacional.

Sidney da Saúde

O presidente da Câmara, vereador Sidney da Saúde enviou uma indicação para a Secretaria Municipal de Educação recomendando que seja elaborado o Plano de Segurança para as Escolas de Buritizeiro, dentro dos próximos 30 dias, levando em conta a onda de ataques nas escolas pelo país e a insegurança gerada entre profissionais e alunos.

Outra iniciativa de Sidney da Saúde, foi a apresentação do anteprojeto de Lei que indica o Poder Executivo a criar o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (COMDEF) no município, para resguardar a luta pelas políticas públicas e cumprimento das legislações existentes em favor deste público, dentre outras atuações.

Destacando as inovações que a Câmara de Buritizeiro vem recebendo com as reformas que estão em estágio final, o presidente da casa também apresentou o Projeto de Lei que dá nova denominação à Galeria dos ex-presidentes da Câmara. A intenção é prestar uma homenagem ao ex-prefeito Luizinho Carneiro, nomeando o nobre espaço do Poder Legislativo como “Galeria dos ex-presidentes Luiz Gonzaga Carneiro de Abreu”.