Investimentos em Sambaíba, caixas d’água e caminhão pipa, Projeto Arquitetônico Moderno e Programa de Saúde Mental nas Escolas são focos dos vereadores de Buritizeiro

Na noite da última segunda-feira (26/06), os vereadores de Buritizeiro, nas apresentações dos seus novos trabalhos, dentro da 18ª Reunião Ordinária do Poder Legislativo, oficializaram proposições e explanaram suas cobranças, geradas por meio de suas fiscalizações e interface com os moradores. Confira:

Walmir Junior

Comprovando a importância da Reunião Itinerante desenvolvida em Sambaíba, o vereador Walmir Junior, após elogiar o encontro, apresentou uma indicação em conjunto com os colegas Sidney da Saúde, Renata Araújo, Leanderson Sarrá, Juliana do Semas e Sérgio Pereira. No registro feito, são requisitados os seguintes serviços da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU): Melhoria dos veículos do transporte escolar rural; patrolamento e manutenção das estradas de Sambaíba, Limeira e Frade; recuperação da estrada do Frade até a BR-365; reforma e modernização da quadra do referido distrito e construção de pontes, conforme as demandas apresentadas pelos moradores.

Na mesma indicação também são reivindicadas da Secretaria de Educação: Disponibilização de monitores para o transporte escolar rural; reforma e ampliação da Escola Frei Ronaldo; construção do muro da referida escola, investimento em computadores e na reativação do telecentro em favor de alunos e professores do distrito, bem como melhoria no sistema de internet para mais agilidade nos processos da educação.

Para a Secretaria de Saúde, foram solicitados: a disponibilidade do ônibus da saúde e de profissionais especializados e de uma ambulância para o distrito, além da reforma e ampliação do PSF local.

Por fim, foi incluído ainda pedido para a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, para que o Poder Executivo ajude a custear as despesas da principal festividade de Sambaíba, conforme feito em outras festas populares do município.

Francisco Alves Moreira Neto

O vereador Francisco Alves Moreira Neto apresentou a sua indicação para a Secretaria de Saúde, que solicita a contratação de um médico pediatra, para viabilizar atendimentos de, pelo menos, três vezes por semana no Hospital Municipal. Para o legislador, a crescente demanda deste atendimento especializado requer este reforço na Saúde Pública do município, para garantir mais eficiência nos diagnósticos e tratamentos concernentes à saúde infantil.

Leanderson Sarrá

Ao abrir sua participação, o vereador Leanderson Sarrá mostrou-se indignado ao fazer a leitura da Moção de Repúdio a mais um caso de racismo no futebol. De acordo com o vereador, em partida realizada pela Copa Norte Mineira em Buritizeiro, no último final de semana, um jogador de um time de São João da Lagoa proferiu palavras e expressões racistas contra atletas que estiveram em campo representando a Seleção de Buritizeiro.

O secretário da casa também discorreu sobre os ofícios entregues, pessoalmente ao deputado Estadual Gil Pereira, os quais solicitam doações de caixas d’água para a comunidade do Lança 1 e de um caminhão pipa para a cidade. Nos documentos, o vereador destaca a importância em beneficiar dezenas de famílias da região do Sítio Nova Sião, que sofrem com a falta de abastecimento e de reservatórios adequados, além de ressaltar a grande extensão territorial do município, o que dificulta a chegada de água potável para milhares de usuários em assentamentos, povoados e demais comunidades.

Líder do Executivo, o vereador Sérgio Pereira apresentou a indicação para a SEMIU, destacando que seja disponibilizado o Projeto de Pavimentação (em bloquetes) para o Distrito de Paredão de Minas. Segundo Sérgio, ao levar essa melhoria para aquela localidade, será levada mais qualidade na mobilidade urbana, segurança e conforto no trânsito distrital, além da valorização dos imóveis da comunidade.

E a outra proposta do vereador foi destinada para a Secretaria de Turismo, a qual aponta a elaboração e execução de um projeto arquitetônico moderno, para a padronização dos pontos de ônibus de Buritizeiro, dentro das normas técnicas de infraestrutura e acessibilidade, com a plotagem dos pontos turísticos do município. Para o vereador, dentre os vários benefícios nesta ação, está a promoção do turismo, a valorização do patrimônio cultural e natural buritizeirenses e a melhoria da infraestrutura urbana.

Sidney da Saúde

Sidney da Saúde, presidente da Câmara, oficializou o seu Projeto de Lei fundamentado no texto: “Institui o Programa de Desenvolvimento da Saúde Mental e Inteligência Emocional, a ser desenvolvido nas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Buritizeiro”. Conforme argumentação do vereador, a iniciativa vai ser um mecanismo importante no equilíbrio emocional dos alunos, que também terá o caráter preventivo, em relação às questões sociais e desdobramentos provocados por pautas oriundas do ambiente virtual.

O vereador Sidney da Saúde também protocolou a indicação para o Poder Executivo que propõe a construção de banheiros e palcos fixos na Área de Eventos, onde são realizadas as principais festividades do município. Para o vereador, esta medida vai gerar mais economia para os cofres públicos e mais conforto para os usuários destas estruturas.