Programa Arte com pneus, aniversário de Santa Helena e retomada dos eventos esportivos são destacados na Câmara de Buritizeiro

Os vereadores da Câmara de Buritizeiro, nesta segunda-feira (07/03), apresentaram novas propostas de trabalho, por meio de Projetos de Lei, indicações e pedidos de providências. Confira:

Sidney Vila Real

O vereador Sidney Vila Real apresentou a proposta de Projeto de Lei, que “autoriza o Poder Executivo a criar o Programa Arte com pneus, o qual usará pneus inservíveis para a construção de parques sustentáveis, desenvolvidos por reeducandos do sistema penitenciário em trabalho de ressocialização no município”. Sidney Vila Real argumentou que além de promover a oportunidade de qualificação profissional para os participantes do programa, será mais um mecanismo para conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente, com a reciclagem que reduz o impacto ambiental, como também contribuirá para o combate dos focos dos mosquitos transmissores da dengue, Zika e Chikungunya.

Alvimar Eustáquio

Em prol do distrito de Paredão de Minas, o vereador Alvimar Eustáquio solicitou providência da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. O legislador propôs que sejam designados cinco servidores para a execução do plano de limpeza do distrito.

Por meio de Projeto de Lei, protocolado na casa, o vereador Sérgio Pereira sugeriu que seja instituída, no calendário oficial do município, a data comemorativa do aniversário do Assentamento de Santa Helena. O vereador informou que o dia 04 de dezembro deverá ser considerado, já que nesta data em 1996, foi iniciada a ocupação da comunidade.
Em referência à decisão do Governo de Minas, que retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, o vereador Sérgio Pereira apresentou uma indicação para que a Secretaria Municipal de Saúde analise os indicadores da Covid-19 em Buritizeiro e regulamente a desobrigação do uso nos espaços abertos do município. O vereador lembrou que, para isso, conforme os órgãos sanitários, 80% da população (com mais de cinco anos) precisa estar com o esquema vacinal completo, assim como seja garantida que 40% das pessoas (acima dos 18 anos) já tenham tomado a dose de reforço.
Sérgio Pereira ainda, em conjunto com o vereador Sidney Vila Real, apresentou uma indicação para a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SEDET), a realização da mesa temática, para a discussão sobre a Regularização Fundiária nos assentamentos. Os legisladores defendem esta iniciativa para proporcionar mais esclarecimentos aos interessados e acompanhar os trabalhos do Núcleo designado para desenvolver o Programa Titula Brasil no município.

Leanderson Sarrá

O vereador Leanderson Sarrá, com uma indicação para a Secretaria de Esportes, oficializou a sua cobrança para o retorno imediato dos campeonatos e eventos esportivos no município. Com o apoio do vereador Sérgio Pereira, Leanderson recomendou que seja feito um estudo, junto à Secretaria de Saúde, antes da retomada das atividades esportivas, que para ele é uma ferramenta indispensável para a integração e desenvolvimento social e para o bem estar e saúde dos praticantes, principalmente, em tempos de pandemia que causou tantos impactos.
No Grande Expediente, o vereador fez um convite para toda a população participar do Congresso “Sedes fortes e corajosos”, a ser realizado pela Igreja Metodista nos dias 18 e 20 de março, pelo Grupo de Jovens Kadoshi. Na próxima sexta-feira, o evento se inicia às 19:30hs e no domingo, às 09:30hs.