Ronda Preventiva no meio rural e Dia da Cultura são sugeridos na Câmara de Buritizeiro

Na 21ª Reunião Ordinária da Câmara de Buritizeiro, em 2022, na noite da última segunda-feira (08/08), além da deliberação das pautas definidas pela mesa diretora, os vereadores também apresentaram novas propostas e cobraram soluções de demandas, detectadas pela ação de fiscalização dos legisladores. Confira:

Sandro Paulo

O secretário da mesa, vereador Sandro Paulo, abriu os trabalhos apresentando uma indicação para a Secretaria Municipal de Educação, sugerindo a realização de Capacitação em noções básicas de primeiros socorros com os profissionais da educação. Para o proponente, a iniciativa favorecerá para um suporte de saúde e vida nas unidades escolares, evitando problemas maiores em relação ao socorro das crianças, por falta de conhecimento dos métodos indicados na prestação de socorro.

Sidney Vila Real

Para o fortalecimento da Segurança Pública, o vereador Sidney Vila Real propôs o Projeto de Lei que “Institue a Ronda Municipal Preventiva e Fiscalizatória no meio rural”. Para Sidney Vila Real, com o envolvimento da Guarda Municipal e parcerias com a iniciativa privada, forças de segurança e demais interessados, essa ação vai proporcionar a redução de crimes como o roubo de animais e patrimônios dos produtores rurais. Além disso, esse formato de trabalho tem apresentando bons resultados em outras cidades.

O vereador Sérgio Pereira apresentou uma indicação para que a Secretaria de Esportes, Cultura, Turismo e Juventude (SECTEJ) disponibilize nos veículos de comunicação do Poder Executivo, o Calendário Oficial de Eventos do município. A intenção é atualizar e organizar os eventos esportivos, culturais e demais comemorações municipais, em favor também dos profissionais dos diversos segmentos econômicos relacionados.

Sérgio Pereira protocolou ainda o Projeto de Lei, que estabelece o Dia da Cultura e a Semana da valorização da cultura municipal, que será denominada como a Lei Luiz Café, em homenagem a este que se tornou um dos maiores representantes da cultura norte-mineira. No conteúdo da proposta, o dia 03 de Março é indicado como a data comemorativa e ponto alto da semana que busca a preservação e exaltação das atividades culturais de Buritizeiro, Sobretudo, de acordo com Sérgio Pereira, será a oportunidade de apoiar os artistas e das manifestações culturais do município.