Solução emergencial para São Bento, intervenção em Posto Policial, Moção de Repúdio e horta comunitária são enfatizadas na Câmara

Em mais uma sessão do Poder Legislativo, os vereadores de Buritizeiro cumpriram a agenda proposta e utilizaram o espaço concedido para oficializar suas novas propostas e registrarem suas cobranças. Confira:

Sidney da Saúde

Ao abrir o momento para os novos trabalhos dos vereadores, o presidente da mesa diretora, Sidney Vila Real, apresentou uma indicação que cita o Poder Executivo e o SAAE e pede a viabilização de uma solução emergencial mais eficaz para sanar a deficiência no abastecimento de água potável na Comunidade Rural de São Bento, bem como a realização de análise de qualidade de água e ainda, as providências para a troca da encanação do sistema de água. Segundo o vereador, a escassez de água e a falta da qualidade no recurso fornecido a esta comunidade, tem causado impacto na qualidade de vida dos moradores.

Ludimilla Lôpo

Expondo sua preocupação com a informação apurada junto aos moradores e líderes comunitários do Distrito de Cachoeira do Manteiga, a vereadora Ludimilla Lôpo em sua indicação, pediu que o Poder Executivo se reúna com o comando da 261ª Companhia da Polícia Militar de Buritizeiro, para apurar se realmente procede a previsão de fechamento dessa unidade e o que pode ser feito para evitar essa ação, considerada um retrocesso para Ludimilla Lôpo. Na defesa apresentada, a legisladora enalteceu que a população está aflita com essa suposta informação, ao levar em conta que este posto garante mais segurança, tranquilidade e bem estar para os munícipes da localidade. Dentro deste contexto, a vereadora também oficializou outra indicação (para a presidência da Câmara) que solicita a formação de uma Comissão Especial para averiguação das informações sobre a situação deste Posto Policial em Cachoeira do Manteiga.

Juliana do Semas

A vereadora Juliana do Semas também apresentou uma indicação com a mesma finalidade apresentada pela colega Ludimilla Lôpo, explicando que está preocupada com a repercussão causada pela informação da saída deste destacamento da Polícia Militar do distrito. Juliana solicitou que seja articulada uma reunião urgente entre o Poder Executivo e o Comando da PM de Buritizeiro para que essa questão seja devidamente esclarecida, para evitar o aumento nos índices criminais de Cachoeira do Manteiga. Por fim, a vereadora endossou as razões para a criação da Comissão Especial específica.

Leanderson Sarrá

Convocando os colegas de plenário a aderir e assinar o documento, o vereador Leanderson Sarrá fez a leitura para a sua Moção de Repúdio que retrata a sua indignação em relação a possibilidade de descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação, prevista na ADPF 442 que se relaciona aos artigos do Código Penal 124 e 126 (referentes ao aborto no país). O secretário da mesa diretora fez menção à dignidade humana, desde a sua concepção e condena de forma contundente qualquer iniciativa em prol da legalização do aborto, considerando o respeito às mulheres e a defesa do direito à vida. Ainda neste documento, Leanderson pede que seja enviado ao Supremo Tribunal Federal a nota em que oficializa seu posicionamento, fundamentado nos princípios éticos e cristãos.

Outra iniciativa do vereador, foi em prol das crianças atendidas pela Educação Municipal, por meio da indicação que exige do Poder Executivo o fornecimento de protetor solar para os estudantes, especialmente para aqueles matriculados no turno vespertino. A onda de calor que assombra o país e o crescimento do número de casos de câncer de pele foram usados como plano de fundo no discurso do proponente, que ainda revelou que em suas interações com professores e familiares de alunos essa demanda tem sido muito questionada.

Líder do Executivo, o vereador Sérgio Pereira apresentou o Projeto de Lei que viabiliza a criação do Programa Horta Comunitária no município e também a regulamentação de tais já existentes. Na matéria, é destacado que esse mecanismo terá dentre outros benefícios, o estímulo do consumo alimentar de verduras e legumes, a possibilidade de mais geração de renda e oportunidades, mais qualidade de vida para os consumidores e o possível reaproveitamento de áreas devolutas ou espaços ociosos, entre outros desdobramentos para o empreendedorismo local.