Transporte universitário, combate à Dengue, estradas rurais, infraestrutura e mulher na política são temas de trabalho de vereadores de Buritizeiro

Na primeira Reunião Ordinária de 2024 da Câmara de Buritizeiro, na noite da segunda-feira (19/02), os vereadores da casa apresentaram suas novas propostas de trabalho e oficializaram suas sugestões e reivindicações, em relação às demandas diagnosticadas junto à população.

Sidney da Saúde

Abrindo o momento de apresentações dos novos trabalhos dos legisladores, o vereador Sidney da Saúde fez a leitura da a Moção de Apoio nº001/2024, destinada à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sobre a Proposta de Emenda à Constituição Estadual que dá nova redação ao caput do artigo 24 da Constituição do Estado e acrescenta os parágrafos 11 e 12 ao mesmo diploma legal. Enfatizando a importância do respaldo de todos os colegas, Sidney da Saúde destacou que sua iniciativa também foi em atendimento à solicitação do Sargento Torres da Polícia Militar de Minas Gerais, presente na plateia da reunião.

Na oportunidade, o vereador também oficializou, para o Poder Executivo, a sua indicação do anteprojeto de Lei que, “Institui o Programa Municipal de Apoio ao Transporte Universitário”, que objetiva incentivar e auxiliar os estudantes na busca pela formação acadêmica e profissional, levando em conta que, atualmente, esse público recorre à Associação Universitária e Técnicos de Pirapora (AUTP).

Leanderson Sarrá

Munido de relatórios dos indicadores de casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, apurados junto à Vigilância Sanitária do Município, o vereador Leanderson Sarrá apresentou a sua indicação para a Secretaria Municipal de Saúde para que seja promovida uma semana de ações voltadas ao combate da Dengue, com a maciça participação popular. Para o vereador, os números são alarmantes e o trabalho de prevenção e reforço de campanhas são fundamentais, na atuação conjunta da Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde e demais órgãos públicos.

Sandro Paulo

O vereador Sandro Paulo apresentou duas indicações para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), em que solicita a manutenção na Rua A (no fundo da Escola Inácio), Rua 24 (Bairro Jardim dos Buritis), na Avenida Afonso Pena (em situação crítica), na Rua Goiás (onde há uma enorme grota) e na Rua Centenário (que está intransitável). Uma dessas indicações, especifica o pedido de recapeamento da Avenida Manoel Joaquim de Melo, com a construção de faixas elevadas para pedestres e a sinalização de toda a via, destacada por Sandro Paulo que por ser o principal centro comercial da cidade, tem um grande fluxo de veículos e pedestres, que estão cada vez mais expostos aos riscos de acidentes.

Alvimar Eustáquio

Para o Poder Executivo, o vereador Alvimar Eustáquio oficializou a sua indicação para a instalação de poste com luminária na Rua Joviano Campos Valadares (em frente ao número 431), onde o decano vereador relatou situação de insegurança para os moradores. Com a mesma razão, Alvimar Eustáquio também apresentou outra indicação que solicita a instalação de luminária no poste já existente na Rua Alencar Alves Moreira.

Vice-presidente da Câmara, o vereador Sérgio Pereira protocolou a sua indicação, anexada com o anteprojeto de Lei, que “Dispõe sobre as estradas rurais de Buritizeiro, criando o Sistema de Gestão, o SIGER e dá outras providências”. Sérgio Pereira explicou que a intenção é regulamentar o monitoramento das condições destas vias, tão importantes para o agronegócio e acesso seguro da população rural ao município.

O vereador ainda fez a leitura do ofício enviado ao gerente da Viação Sandra em que pede o estudo de viabilidade de ampliação de rotas das Onze e Osvaldo Machado e da Avenida das Indústrias, que são trechos estratégicos na integração de várias regiões e comunidades do município, o que vai amenizar as dificuldades de acesso dos moradores dos Bairros Novo Buritizeiro, Alto São Francisco e Bandeirantes.

Ludimila Lôpo

Destinada para a presidente da Câmara, a vereadora Ludimila Lôpo apresentou uma indicação para que seja realizado um evento comemorativo ao Dia da Mulher, com o tema: Mulher na Política. Segundo a proponente, o número de mulheres que participam ativamente da política municipal ainda é muito aquém, apesar de tantos direitos adquiridos e de três vereadoras no Poder Legislativo. Ludimila Lôpo defendeu que este evento poderá ser um estímulo a mais para o engajamento de mais mulheres e a conquista de mais espaço para o público feminino.

Outra indicação apresentada pela vereadora citou o Poder Executivo para que seja concedido auxílio financeiro aos universitários que se deslocam, diariamente, para a cidade de Montes Claros. Ludimila Lôpo pontuou que, considerando que são mais de 340 km percorridos por dia e os demais gastos com alimentação, muitos estudantes deixam de continuar seus estudos e alcançar o sonho de uma formação acadêmica, por causa desses obstáculos.