Vereadores de Buritizeiro cobram melhorias na infraestrutura, serviço de Fumacê, blitz educativa no trânsito e informações sobre obra de esgotamento

Na primeira Reunião Ordinária da Câmara de Buritizeiro, os vereadores da casa apresentaram novas indicações, para atuação do Poder Executivo, e fizeram cobranças pertinentes, em conformidade com as necessidades levantadas junto à população. Confira os trabalhos dos legisladores oficializados na segunda-feira (13/02):

Sandro Paulo

Abrindo os trabalhos dos vereadores em 2023, o vereador Sandro Paulo apresentou sete indicações para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), solicitando: a pavimentação da Rua Centenária, no bairro São Francisco; a realização de limpeza na área de eventos; o estudo de viabilidade de implementação de um sistema de drenagem de águas pluviais nas vias públicas do município; a instalação de redutores de velocidade na Avenida Extremidade; a operação tapa-buracos na Avenida Manoel Joaquim de Melo e as manutenções na Rua Ceará, no bairro São Francisco e Olavo Braga, no bairro Alto São Francisco.

O vereador Sérgio Pereira abriu a apresentação dos seus trabalhos com a proposta de um anteprojeto de lei, endereçado para a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e de Educação, que propõe a regulamentação da introdução do mel de abelha como componente da merenda escolar, nas escolas municipais. Para o vereador, essa medida favorecerá não só os alunos, pelo valor nutritivo do produto, como também fomentará a produção dos apicultores.

Para o presidente da Câmara, Sérgio Pereira protocolou uma indicação sugerindo a criação da Comissão Temporária de Infraestrutura. Solicitação esta que foi prontamente atendida pelo presidente Sidney Vila Real.

O legislador ainda oficializou outras quatro indicações, todas elas para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU). A primeira delas pede a ampliação do cemitério novo, em atendimento à demanda crescente. O segundo documento solicita a destinação de máquinas para manutenção e reparos nas estradas do Assentamento de São Pedro das Gaitas. No mesmo sentido, foi apresentada a terceira indicação, que solicita as referidas intervenções também nas estradas das comunidades de Lança 1 e 3. Em sua última indicação apresentada, o vereador Sérgio Pereira propôs que seja realizado o termo de fomento ou parceria com a Associação de Santa Helena, com o objetivo de recuperação das estradas internas da comunidade.

Alvimar Eustáquio

O vereador Alvimar Eustáquio protocolou a indicação para a SEMIU, pedindo a construção de quebra-molas no cruzamento da Avenida Patos de Minas com a Avenida Extremidade. O decano legislador também enviou a indicação para a citada secretaria, solicitando a instalação de duas luminárias completas na Rua da antiga estrada dos Batistas (entre os números 114 e 124).

Walmir Junior

Para apurar a atualização sobre as obras da rede de esgotamento sanitário de Buritizeiro, o vereador Walmir Junior oficializou um requerimento destinado para a Secretaria de Obras, SAAE e a empresa responsável, solicitando o repasse das informações sobre o andamento e as etapas já concluídas.

Para o Poder Executivo, Walmir Junior apresentou a indicação que solicita a construção de uma cobertura e a reforma completa da quadra de Cachoeira do Teobaldo.

Juliana do SEMAS

Demonstrando apreensão com os repetidos relatos de problemas e perigos no trânsito municipal, a vereadora Juliana do Semas, apresentou a indicação para a SEMIU, que defende a instalação de placas de sinalização e faixas de pedestres elevadas nas principais vias da cidade, principalmente, próximo às escolas e prédios públicos.

Para a mesma secretaria, a legisladora também protocolou a indicação que pede a disponibilização de pontos de energia na Praça Antônio Pinto Ozório, para atender a demanda dos feirantes ambulantes.

A vereadora cobrou ainda, via indicação, da Secretaria de Saúde, o serviço do Fumacê em todo o município e seus distritos, para o fortalecimento do combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Leanderson Sarrá

O secretário do Poder Legislativo apresentou a sua indicação para o Poder Executivo, a qual aponta a necessidade de realização de uma parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal, para o desenvolvimento de campanhas e blitz educativa, em prol da melhoria da mobilidade urbana de Buritizeiro e a redução de acidentes e vítimas do trânsito.

Sidney Vila Real

O presidente da Câmara, vereador Sidney Vila Real apresentou a indicação para o Poder Executivo, que fundamenta a importância do recapeamento de toda a extensão da Avenida Manoel Joaquim de Melo. Para Sidney, as operações tapa-buracos já não garantem a eficiência na recuperação da via, por se tratar também de uma pavimentação bem antiga.

Ainda na apresentação dos seus trabalhos, o presidente também fez a leitura da proposta de reajuste salarial para os servidores do Poder Legislativo, bem como tornou público o estudo de impacto financeiro, a ser gerado com a valorização dos funcionários da Casa Legislativa. De acordo com Sidney Vila Real, a pauta deverá ser deliberada nas próximas sessões.