Vereadores solicitam Castramóvel para Buritizeiro

A castração de cachorros e gatos é uma questão de Saúde Pública e sempre tem sido debatida na Câmara de Buritizeiro. Ações e políticas públicas, para auxiliar as famílias mais carentes do município, neste cuidado com os animais, tornou-se uma das principais pautas do legislativo buritizeirense.

Com este ideal, os vereadores Sérgio Pereira, Sidney Vila Real, Eva Juliana, Renata Araújo, Alvimar Eustáquio, Sandro Paulo, Leanderson Sarrá e Walmir Júnior, nos últimos dias, enviaram um ofício ao deputado federal Fred Costa, solicitando para Buritizeiro a aquisição de um Castramóvel.
Considerado como uma ferramenta fundamental no controle de zoonoses (doenças que passam de animais para humanos), o Castramóvel favorece na redução de doenças graves, como tumores, diminuição do estresse, de fugas e de maus-tratos, além de prolongar a expectativa de vida do animal.
Esta unidade móvel de castração gratuita de animais domésticos foi requisitada, especialmente, ao deputado mineiro Fred Costa, por todo o seu envolvimento com a causa animal na Câmara dos Deputados. Ele é o autor do Projeto de Lei 1.095/2019, sancionado em 2020, o qual tornou as punições mais rigorosas, para os responsáveis por crimes ambientais ou maus tratos de animais.
“Para a nossa população, é um serviço de extrema importância. Ao diminuirmos o crescimento populacional de cães e gatos nas ruas, isso permitirá a prevenção de doenças e também a redução de situações de riscos, abandono e covardias que ainda são praticadas com os animais”. Destacou o presidente da Câmara, vereador Sérgio Pereira.