Vereadores solicitam show gospel no Arraial dos Buritis, pavimentação de ruas e mais oferta de transporte coletivo

Confira os trabalhos apresentados pelos vereadores de Buritizeiro, na 28ª Reunião Ordinária, realizada na última segunda-feira (08/11):

Leanderson Sarrá

O vice-líder do Executivo na Câmara, vereador Leanderson Sarrá, por meio de indicação para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, pediu urgência no processo de tapa buracos em todas as vias do município. Para Leanderson, o estado crítico das ruas do município, herdado das gestões anteriores, pode se agravar ainda mais com o período chuvoso.

Sidney Vila Real

Foi apresentado pelo vereador Sidney Vila Real a indicação para a Secretaria de Cultura, para que seja criado um dia específico, na programação do Arraial dos Buritis 2022, para a inserção de um show gospel com artista de renome nacional para os evangélicos do município e região. O vereador até sugeriu a data de 23 de Junho de 2022. Sidney Vila Real argumentou ainda que essa é uma forma de oportunizar a inclusão desse público nos eventos do município.

Renata Araújo

A vereadora Renata Araújo protocolou a indicação para o Poder Executivo, para a pavimentação dos Conjuntos Habitacionais Girassol e Santo Expedito. Para Renata Araújo, o estado precário das ruas destes conjuntos prejudica o tráfego de veículos e pedestres e ainda provoca transtornos para os moradores, com a poeira e a lama gerada, com as chuvas. Segundo a legisladora, esta pavimentação também é uma questão de saúde pública, ao considerar os riscos de doenças respiratórias, gerados com a poeira.

O presidente da Câmara, vereador Sérgio Pereira, apresentou o Ofício nº17/2017 enviado para o gerente da Viação Sandra, o qual solicita o retorno dos horários normais dos ônibus que faz a rota entre Buritizeiro e Pirapora. Sérgio Pereira lembrou a necessidade de um intervalo de 30 minutos, para a condução dos passageiros, que com a pandemia foram prejudicados, com a instituição dos longos intervalos no fluxo dos coletivos entre os municípios. “Vale ressaltar que muitos buritizeirenses trabalham na cidade vizinha e o transporte coletivo é o principal meio de condução para eles”. Destacou o vereador.
Grande Expediente

Leanderson Sarrá

Destacou na tribuna o evento realizado pela Associação dos Vereadores dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams), na cidade de Várzea da Palma, que reuniu os vereadores da região. Sarrá relatou que várias questões foram discutidas, como a necessidade do sinal telefônico para a zona rural, as estradas da região que precisam de melhorias e as demandas dos municípios, que com a representatividade da AVAMS, adquire mais chances na busca pelas resoluções. “Foi uma experiência muito importante para todos que participaram. A troca de conhecimento e de informações agregou muito para todos nós”. Pontuou o vereador.

O presidente da Casa Legislativa, Sérgio Pereira, também salientou sobre a importância do evento da Avams e a aproximação junto à entidade, para o fortalecimento do Poder Legislativo de Buritizeiro. O vereador ainda lembrou que a Câmara buritizeirense tem intensificado a interface com a Abracam e Avams, para mais empoderamento e representatividade perante as esferas governamentais.
Sérgio citou o exemplo das rodovias da região que precisam de pavimentação e com a mobilização conjunta dos Poderes Legislativos, esta demanda poderá ser atendida, caso o acordo entre o Governo de Minas com a Samarco e a Vale, seja pactuado nos próximos meses, em reparação ao desastre de Mariana. “Precisamos estar inseridos na definição desta pauta e solucionarmos os problemas das nossas rodovias abandonadas e tão precárias”. Concluiu Sérgio Pereira.
Outro ponto destacado foi a Praça da Saúde, que está em estágio final e deverá ser entregue, em breve, para a população. “Felizmente, não será mais uma obra inacabada, graças ao compromisso do prefeito Pedro Braga e seu vice Marcelo Osório. É uma obra que se arrasta desde o mandato passado e a equipe de engenharia da Prefeitura está de parabéns pelo empenho e fiscalização no andamento das etapas”. Por fim, o vereador relatou sobre as ações na construção da ponte do Córrego da Picada, que aguardava há mais de 20 anos por providências para mais segurança e comodidade para os moradores da Comunidade de Limeira e região. Nos próximos dias, a ponte estará pronta e será entregue para a população.