Em mais uma sessão ordinária da Câmara de Buritizeiro, na segunda-feira (22/08) os vereadores tornaram públicas as suas novas propostas de trabalho e fizeram cobranças e reivindicações de questões pendentes que impactam na qualidade de vida dos buritizeirenses. Confira:

Francisco Alves Moreira Neto

O vereador Francisco Alves Moreira Neto oficializou duas indicações para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. A primeira delas pede a reconstrução urgente da ponte do Córrego Riacho da Porta, próximo a São Bento, para favorecer o transporte escolar e o escoamento da produção, especialmente.

A outra solicitação do vereador, foi a iluminação pública nas ruas Maria Benedita dos Santos, no trecho entre as ruas Clóvis Diniz e Vinte Um de Abril. Francisco Alves relatou que a falta de luz coloca em risco os moradores e dificulta a mobilidade nas vias.

 

Sidney Vila Real

Com a bandeira de prevenção e combate a um dos principais problemas da Saúde Pública Mundial, o vereador Sidney Vila Real protocolou a indicação, com anexo do anteprojeto de lei que “Institui o Programa de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil, no município de Buritizeiro e dá outras providências”. Destacando todos os impactos gerados, desde doenças físicas e mentais até questões sociais, como exclusão e bullying, Sidney Vila Real ressaltou que esta iniciativa poderá ser uma política pública importante para sensibilizar toda a sociedade.

 

Juliana do Semas

Por mais moradias e dignidade das famílias carentes do município e distritos, a vereadora Juliana do Semas apresentou a indicação para o Poder Executivo, propondo a busca de parceria com os Governos Estadual e Federal, para a construção de casas populares em Buritizeiro e inicialmente, para o distrito de Cachoeira do Manteiga. Segundo Juliana do Semas, há um índice elevado de famílias que dependem do aluguel, mesmo com uma fonte de renda abaixo do ideal, que foi prejudicado no pós-pandemia.

 

Ludimila Lôpo

A vereadora Ludimila Lôpo, para o SAAE, apresentou uma indicação, requerendo a recuperação urgente da bomba do poço artesiano da comunidade de Extrema, no distrito de Sambaíba. A legisladora questionou a demora para o restabelecimento do equipamento, o que tem gerado a falta de água potável para os moradores da comunidade, há vários dias.

Para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, a vereadora solicitou a disponibilização de pá-carregadeira, retroescavadeira e caminhão caçamba para atender a comunidade de Santa Helena. De acordo com Ludimila Lôpo, vários pontos da estrada de acesso à localidade estão em péssimas condições e oferecem riscos para o transporte escolar e dificultando a vida dos produtores rurais, conforme o levantamento feito junto às dezenas de famílias consultadas.

Como relatora da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR), Ludimila Lôpo fez leitura da Proposta de Emenda Modificativa, para o Artigo 8º do Projeto de Lei nº 44/2022, referente ao Plano de Carreira e Cargos da Guarda Civil. De acordo com a relatora, a proposta foi elaborada mediante a reunião desenvolvida com servidores da Guarda, vereadores e representantes do Poder Executivo.

 

Alvimar Eustáquio

Para a rua São Sebastião, o vereador Alvimar Eustáquio apresentou uma indicação solicitando o bloqueteamento da via. O documento foi endereçado ao Poder Executivo, argumentando que o trecho a ser pavimentado é pouco extenso e faz o entroncamento das ruas Juiz de Paz Francisco Braga e Pará.

 

Sérgio Pereira

Em defesa do aleitamento materno e toda a sua importância para a saúde infantil, dentre outros objetivos, o vereador Sérgio Pereira protocolou o Projeto de Lei que “Institui, no calendário municipal, o mês do Agosto Dourado com a campanha em prol do aleitamento materno”. De acordo com o proponente, o intuito é incentivar a criação do banco do leite materno, promoção de eventos e palestras, reforço da divulgação nas redes sociais do Poder Público e demais atividades para o envolvimento e sensibilização de toda a sociedade buritizeirense.