Departamento de trânsito, lixeiras de coleta seletiva, semana de combate às Drogas e novo Telecentro para Cachoeira do Teobaldo

Na reunião desta segunda-feira (18/04), os vereadores de Buritizeiro apresentaram seus novos trabalhos e fizeram cobranças para melhorias na infraestrutura, no transporte coletivo e para apoio ao projeto social do Instituto Veredas. Confira:
Sidney Vila Real
Com a indicação para a “criação do Departamento Municipal de Trânsito de Buritizeiro (DEMUTRAB)”, o vereador Sidney Vila Real destacou a necessidade de se organizar o trânsito municipal. O legislador explicou que com este novo departamento, políticas e ações específicas serão desenvolvidas para cultuar na população a educação no trânsito. Para o autor da proposta, essa conjunção vai resultar em mais segurança e conforto no fluxo e na relação de veículos, ciclistas e pedestres, em Buritizeiro.
Leanderson Sarrá
Vice-presidente da mesa diretora, o vereador Leanderson Sarrá protocolou a indicação de um anteprojeto que prevê “a instalação de lixeiras de coleta seletiva nas vias públicas do município”. Leanderson fundamentou a sua proposta ressaltando que essa iniciativa poderá fortalecer o processo de reciclagem e gerar renda e oportunidades para os profissionais deste ramo. Sobretudo, o vereador argumentou também citando a degradação no meio ambiente, causada pela falta de gerenciamento dos resíduos sólidos.
Juliana do Semas
Com duas indicações para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, a vereadora Juliana do Semas solicitou a atuação da secretaria na construção do meio fio na Rua Osvaldo Machado, asfaltada recentemente, e a poda das árvores no Estádio Municipal, para evitar acidentes com a rede elétrica e transtorno para os moradores da rua Rodolfo Mallard.
Sérgio Pereira
O vereador Sérgio Pereira apresentou o Projeto de Lei que “dispõe sobre a instituição da Semana de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas”, que para ele poderá ser desenvolvida com a data base do dia 26 de junho, Dia Internacional de Combate às Drogas. De acordo com o legislador, ao incluir essa semana no calendário oficial de eventos do município, o Poder Público, em parceria com a iniciativa privada, poderá fomentar ações, campanhas e atividades em prol da conscientização e combate da dependência química.
Sérgio Pereira ainda fez a leitura do Ofício enviado para a Viação Sandra, que pede mudanças no trajeto intermunicipal entre Buritizeiro e Pirapora, em favor dos munícipes. Para ele, as alterações propostas atenderão uma demanda importante dos moradores dos bairros Bandeirantes e São Francisco. Sérgio lembrou que desde o ano passado essa solicitação foi enviada e que continua buscando soluções junto à empresa.
Walmir Junior
Defendendo, mais uma vez, um cuidado especial com o Telecentro no distrito de Cachoeira do Teobaldo, o presidente da casa, vereador Walmir Junior, formalizou uma indicação para o Poder Executivo, requisitando a construção de uma nova sede para este Telecentro, juntamente, com uma sala para reuniões e estudos para as crianças, jovens e adultos que utilizam esse espaço. “Precisamos promover e facilitar o acesso à informação e tecnologia para estas pessoas. Estudantes, profissionais e toda a comunidade dependem deste Telecentro para fazer suas pesquisas, estudos e cursos. Ao resgatarmos esse projeto, com uma nova estrutura e equipamentos novos, vamos consolidar também a cidadania em Cachoeira do Teobaldo”. Discursou o presidente.
Outra indicação de Walmir Junior é que o Poder Executivo avalie a possibilidade de conceder um auxílio financeiro para equipar e manter o funcionamento da Academia Popular Corpo e Mente do Instituto Veredas. O vereador salientou que o projeto da academia que atende tantas pessoas, está com dificuldades de se manter e que esta iniciativa social é fundamental para os buritizeirenses.