Assistência Jurídica e Curso Pré-Vestibular, gratuitos em Buritizeiro, são propostos na Câmara

Atentos às demandas da população buritizeirense, os vereadores apresentaram novas propostas de trabalho e cobraram ações do Poder Executivo, na reunião desta segunda-feira (25/04). Confira:

Sergio Pereira

O vereador Sérgio Pereira apresentou a indicação para a Secretaria de Planejamento incluir no planejamento a instalação de extensão de rede, com postes de iluminação, em ruas do distrito de Cachoeira do Manteiga. O vereador relatou que esta é uma solicitação dos próprios moradores, oficializada através de um abaixo assinado.

Outra indicação protocolada é destinada para o Poder Executivo, a qual requisita um projeto para a conclusão da Praça da Vitória no bairro Novo Buritizeiro. Sérgio Pereira defendeu que este pedido, feito desde 2021, é em favor da urbanização do espaço e a promoção de lazer para os moradores.

Para a Secretaria de Infraestrutura, o vereador apresentou a sua terceira indicação. Solicitando a revitalização da fonte, na Praça dos Pescadores, o legislador argumentou que o local é um ponto turístico importante e histórico e que precisa desse cuidado.

Cobrando a abertura de uma discussão com os artistas locais, artesãos e barraqueiros em função da elaboração de um projeto para a definição da Feira Cultural de Buritizeiro, Sérgio Pereira indicou para a Secretaria de Cultura esta ação, ressaltando que se trata de uma iniciativa para o fortalecimento da identidade cultural dos munícipes.

Sidney Vila Real

Propondo a criação de um Serviço de Assistência Jurídica Gratuita no município, o vereador Sidney Vila Real apresentou a indicação de um anteprojeto para a Secretaria de Desenvolvimento Social. O autor da proposta explicou que essa será uma ferramenta fundamental para acessibilidade à justiça e a garantia dos direitos dos cidadãos.

Alvimar Eustáquio

O vereador Alvimar Eustáquio fez o pedido de providência, por parte da Secretaria de Infraestrutura e Obras, para que seja pavimentado o entroncamento das ruas Matogrosso e José Salum Bechelini, onde há apenas 52 metros para a finalização da via.

Para a Secretaria de Saúde, o vereador oficializou a indicação, em parceria com a vereadora Ludimila Lôpo, para uma nova regularização dos velórios no município, que ainda estão com os horários limitados.

Leanderson Sarrá

Por meio da indicação de um anteprojeto, o vereador Leanderson Sarrá sugeriu para que a Secretaria Municipal de Educação crie o Curso Gratuito Pré-Vestibular Preparatório para o Ensino Superior. O vice-presidente da Câmara argumentou que este mecanismo será muito importante para os estudantes de baixa renda do município, ao terem o suporte e o alinhamento de conhecimentos, para uma melhor preparação na busca por vagas nas universidades e faculdades.

Ludimila Lôpo

A vereadora Ludimila Lôpo cobrou da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, através de indicação, ações urgentes nas vias públicas do bairro Novo Buritizeiro, as quais estão impedidas de receberem o carro do Fumacê. Segundo a vereadora, famílias do bairro reclamaram das dificuldades que as ruas apresentam, geradas pelas manutenções executadas pela secretaria. Ludimila Lôpo ressaltou sobre a priorização dessas ações, já que o carro Fumacê está com o prazo final de atuação em Buritizeiro.