Câmara de Buritizeiro debate demandas do Poder Executivo e presta homenagens com Moções de Aplausos

A 12ª Reunião Ordinária da Câmara de Buritizeiro foi realizada na noite desta segunda-feira (15/05), quando foram tramitadas proposições do Poder Executivo e pautas do Legislativo. Os vereadores também apresentaram seus novos trabalhos e participaram das entregas das Moções de Aplausos para o Jornal A Semana, Rotary Club e o Trilhão Bicho Bravo.

Enviadas pela administração municipal, foram debatidos seis Projetos de Lei (PL´s): Projeto de Lei n°31/2023 “Dispõe sobre a criação do Serviço Municipal de atendimento Socieducativo – Semase no município de Buritizeiro e dá outras providências”; Projeto de Lei n°32/2023, que “Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco do Brasil S.A, e dá outras providências”; Projeto de Lei n°33/2023, o qual “Autoriza o Poder Executivo a firmar parceria público – privada para realização de obra de construção do prédio administrativo da Prefeitura Municipal de Buritizeiro”; Projeto de Lei n°34/2023, que “Institui o Programa municipal de parcerias público – privada de Buritizeiro, e dá outras providências”; Projeto de Lei n°35/2023, que “Dispõe sobre a concessão a exploração dos serviços de utilidade pública e execução de obras de construção do terminal rodoviário do município de Buritizeiro, e dá outras providências”. e o Projeto de Lei n°36/2023, o qual “Dispõe sobre as diretrizes gerais orçamentárias para a elaboração e execução da lei orçamentária para o exercício financeiro e dá outras providências”.

Encerrando o Pequeno Expediente, foi efetuada a votação do Projeto de Lei N°28/2023, o qual “Concede o título de cidadã honorária de Buritizeiro-MG a sra. Terezinha Maria Ramos e dá outras providências”. A matéria de autoria do vereador Sérgio Pereira, foi aprovada por todos os vereadores presentes, com a anuência da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR).

Homenagens e reconhecimento com Moções de Aplausos

Na última parte da reunião, o presidente da casa, vereador Sidney da Saúde, iniciou a sessão de homenagens com as entregas das Moções de Aplausos, propostas pelos legisladores e aprovadas em reuniões anteriores.

Completando 50 anos em 2023, o Jornal A Semana foi a primeira entidade a receber o certificado. Fundador e diretor do periódico, o senhor Aécio Amariz e sua família, recebeu das mãos da vereadora Ludimilla Lôpo, proponente da honraria, a homenagem com um mimo preparado especialmente para ocasião. Para valorizar os talentos da terra, a Câmara de Buritizeiro solicitou ao artista plástico buritizeirense Paulo Terra uma escultura em metal, com referência na Ponte Marechal Hermes, associando com a logomarca do jornal. Emocionado, o experiente jornalista agradeceu as homenagens, em seu discurso na tribuna, e relembrou fatos históricos da região, que tiveram a participação direta do Jornal A Semana, dentre outras citações.

Logo em seguida, os representantes do Rotary Club foram convidados para receber a sua homenagem, idealizada pelo presidente da Câmara, Sidney da Saúde. A Moção de Aplausos foi em detrimento do excelente trabalho realizado na organização do Pedal Beneficente em Buritizeiro. Sidney da Saúde destacou que com este evento, o Rotary Club comprovou, mais uma vez, o seu comprometimento com a solidariedade, o desenvolvimento social e a promoção do bem estar para toda a comunidade. A entidade também foi presenteada com uma linda escultura em metal, criada por Paulo Terra.

Fechando as homenagens da noite, o grupo Trilhão Bicho Bravo também teve seu reconhecimento oficializado, conforme a sugestão do vereador Sidney da Saúde. Os integrantes do grupo que foram os organizadores do III Trilhão de Bikes e Motos de Buritizeiro, realizado no dia 05/03/2023, receberam a Moção de Aplausos pelo mérito de realizar o evento beneficente, que arrecadou fundos para promoção de trabalhos sociais no município, além de gerar entretenimento, lazer e diversão aos participantes, bem como fomentar o esporte e turismo local.