Câmara de Buritizeiro demonstra apoio a professores da Rede Estadual

Foi realizada, na noite desta segunda-feira (28/03), a sexta Reunião Ordinária da Câmara de Buritizeiro. Além de discussão e votação de projetos, apresentação de novas propostas dos vereadores e abordagens de outros temas, a sessão também contou com a participação de representantes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) e teve a apresentação da XII° Cavalgada Cultural Grande Sertão Veredas/2022.

A discussão de cinco Projetos de Lei (PL) abriu o Pequeno Expediente. De autoria do vereador Sidney Vila Real, o primeiro foi o PL n°09/2022, o qual “Institui o Banco municipal de materiais ortopédicos e camas hospitalares no município de Buritizeiro”. Em seguida, foi a vez do Projeto de Lei n°10/2022, que “Cria o Programa Social Bolsa Aprendizagem Profissional e dá outras providências”, enviado pelo Poder Executivo, para apreciação.
Proposto, conjuntamente, pelos vereadores Leanderson Sarrá e Sérgio Pereira, também foi discutido o PL n°11/2022, que “Dispõe sobre a contratação de artista, grupos e bandas regionais para a apresentação em eventos realizados pelo município de Buritizeiro com recursos públicos denominada José de Jesus Barroso”. Outro debatido foi Projeto de Lei n°12/2022, o qual “Autoriza o Poder Executivo a criar o Programa ‘Arte com pneus’ que destina pneus inservíveis para a construção de parques sustentáveis desenvolvidos por reeducandos do sistema penitenciário em trabalho de ressocialização, no âmbito do município de Buritizeiro-MG”. A matéria é do vereador Sidney Vila Real.
Antes de iniciar o momento de votações, foi avaliada pelos vereadores, a proposição do vereador Sérgio Pereira. Trata-se do Projeto de Lei n°13/2022, o qual “Institui data comemorativa do aniversário do assentamento Santa Helena”. Abriram a votação e foram aprovados por todos os vereadores presentes, a Moção de Repúdio à Cemig, que critica a continuidade da cobrança da taxa de escassez hídrica e a Moção de Aplausos para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (SEDEST), pela criação do Programa POP e todas as suas contribuições para o município e população.
Depois de tramitar na Casa Legislativa, nas últimas semanas, o Projeto de Resolução n°02/2022, que “Dispõe sobre a prestação de contas da administração do executivo municipal Jorge Humberto Rodrigues, referente ao exercício de 2018, processo n°1071729”, foi colocado em votação, perante os pareceres favoráveis da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. Com nove votos favoráveis e um contrário (Sérgio Pereira) foi aprovada a documentação.
Tribuna Livre
No espaço concedido pelo presidente da casa, Walmir Júnior, a coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Maria Alice Rocha, usou o parlatório da Câmara para agradecer o apoio dos vereadores e pela iniciativa da introdução de intérpretes de libras nas reuniões. A representante sindical falou sobre as reinvindicações para o cumprimento da lei do Piso Salarial para os professores do Estado.
Destacando o histórico de lutas pela Educação, a coordenadora do Sind-UTE convocou os vereadores no engajamento pela a causa. “Precisamos do apoio e aprovação da Moção de apoio e que os senhores levem aos seus deputados essa necessidade de atender esse direito. Nos representem nessa luta, junto aos deputados. Ninguém está isento dessa luta. Precisamos de todos vocês vereadores. Essa causa é de todos”. Destacou a educadora.