Grande Expediente

Confira a participação dos vereadores no Grande Expediente, da 5ª Reunião Ordinária da Câmara de Buritizeiro, na noite da última segunda-feira (21/03).

Leanderson Sarrá
O vice-presidente da Câmara, vereador Leanderson Sarrá, no Grande Expediente agradeceu a presença dos vereadores de Pirapora, Keké Viana e Max, e também pela recepção afetuosa que teve em sua visita à Casa Legislativa piraporense. Leanderson ainda destacou o trabalho e parabenizou os visitantes pelas melhorias conquistadas para a população da cidade vizinha. Leanderson Sarrá pontuou a importância da união das Câmaras pelo desenvolvimento regional.
Sérgio Pereira
Relatando sobre os seus trabalhos desenvolvidos, nas últimas semanas, o vereador Sérgio Pereira abriu sua participação no Grande Expediente, reforçando a importância da proposta conjunta com Leanderson Sarrá, que busca a valorização dos artistas locais.
Sérgio Pereira também agradeceu a presença dos vereadores de Pirapora, lembrando-se da união dos vereadores nas lutas encampadas junto à AVAMS, como as melhorias nas rodovias da região. No mesmo sentido, o vereador citou os problemas na ponte, que interliga as duas cidades, onde tem se agravado os riscos oferecidos e a possibilidade de acidentes na BR-365. O legislador sugeriu uma ação conjunta, dos vereadores dos dois municípios, para buscar a solução junto ao DNIT.
Outro ponto destacado, foi a entrega da nova ambulância em Cachoeira do Manteiga, que era uma cobrança do vereador desde 2019. Sérgio também relatou sobre a visita em Paredão de Minas, onde ouviu de um morador que nenhuma gestão teve esse cuidado de mandar uma ambulância nova.
Sérgio Pereira também cumprimentou e elogiou a SEDEST e a SESAU pela ação conjunta, no distrito de Cachoeira do Teobaldo, quando o governo se colocou perto das comunidades. O vereador encerrou a sua participação no Grande Expediente, agradecendo aos colegas pela aprovação do seu Projeto de Lei, que institui a Semana da Agricultura Familiar, que para ele, será mais um mecanismo para atender os produtores rurais e o desenvolvimento do agronegócio.
Walmir Junior
O presidente da Câmara, vereador Walmir Junior, no Grande Expediente, mostrou a sua insatisfação com a situação dos trechos da BR-365. Em seu pronunciamento, ele se direcionou ao presidente da Câmara de Pirapora, Keké Viana, relatando sobre as diversas cobranças que já foram efetuadas junto ao DNIT, que alega não ser responsável pelos referidos problemas. “Estamos tentando uma agenda com o superintendente. A união dos poderes legislativos pode fazer a diferença e resolver essa situação. Precisamos dar uma resposta para a população que vem sendo prejudicada com os riscos de acidentes”. Frisou Walmir Junior.
Ludimila Lôpo
Fazendo coro também sobre a importância de mobilização pelas melhorias na BR-365, a vereadora Ludimila Lôpo destacou, no Grande Expediente, que a situação tem piorado cada vez mais, o que deixa os usuários da rodovia mais expostos.
A vereadora questionou os decretos relacionados ao uso das máscaras. Pediu a revisão, lembrando que o percentual de vacinação das crianças está muito aquém do que deve. Ludimila argumentou ainda que o índice de gripe nas escolas municipais é muito grande e a máscara é uma proteção importante e defendeu a obrigatoriedade nas escolas.
Outra indagação foi sobre a situação das escolas que remanejaram os alunos para outros locais. Para a vereadora é inaceitável a precariedade das unidades estudantis. Ludimila Lôpo projetou que irá a todas as escolas para fiscalizar a situação dos prédios, em favor da segurança das crianças. A vereadora encerrou seu discurso avaliando que a gestão deveria ter um planejamento melhor para essas reformas.
Sidney Vila Real
O vereador Sidney Vila Real, líder do Executivo na bancada, iniciou a sua participação no Grande Expediente, falando sobre os ônibus da viação Sandra, alertando a necessidade de ajustes nos trajetos para atender a necessidade dos estudantes do município.
Sobre o uso da máscara, Sidney Vila Real defendeu o uso facultativo. No entanto, em atendimento aos questionamentos da vereadora Ludimila Lôpo, informou que vai levar ao secretário de Saúde e ao prefeito a possibilidade de tornar o uso obrigatório nas escolas.
Finalizou o seu posicionamento reforçando sobre os benefícios levados pela gestão para os distritos, como as entregas das ambulâncias. Sidney Vila Real relatou sobre as grandes expectativas geradas, para que outras localidades também sejam contempladas com essas melhorias e avanços.