Câmara de Buritizeiro realizou mais uma entrega da Comenda João Guimarães Rosa

A Câmara de Buritizeiro, na noite da última sexta-feira (24/11), fez a entrega da Comenda João Guimarães Rosa 2023, maior honraria do Poder Legislativo. Na solenidade, os homenageados, indicados pelos vereadores, receberam a medalha mais almejada do município, a qual representa o reconhecimento e a reverência para as pessoas que fazem a diferença e contribuem pelo desenvolvimento buritizeirense.

Na mesa de honra, o presidente da Câmara, vereador Sidney da Saúde, recepcionou o vice-prefeito Marcelo Osório, que representou o prefeito, e esteve acompanhado da vice-presidente Renata Araújo e do secretário da casa, Leanderson Sarrá. Na plateia, centenas de pessoas estiveram presentes e se emocionaram com as biografias apresentadas dos protagonistas da noite e com a apresentação musical de Gisele Queiroz.

Em seu pronunciamento, Sidney da Saúde agradeceu a presença de todos e salientou a importância da entrega da Comenda para o fortalecimento da cidadania em Buritizeiro. “Todos os que aqui estão sendo homenageados estão recebendo também o nosso agradecimento por todo o trabalho e dedicação em prol do coletivo do nosso povo. Estamos diante de admiráveis histórias de vida, que são grandes exemplos de compromisso com a cidadania e com o amor por nossa Buritizeiro. Nada mais justo que consagrarmos essas trajetórias com esse tributo”. Declarou o presidente da Câmara, que ao final da solenidade, convidou todos os presentes para o coquetel especialmente preparado para a ocasião.

O que simboliza a Comenda João Guimarães Rosa

Instituída após a aprovação do Projeto de Lei nº28/2021, de autoria do vereador Sérgio Pereira, a Comenda João Guimarães Rosa simboliza o reconhecimento e a homenagem para os cidadãos que contribuem de forma relevante para a população e município nos aspectos sociais, econômicos e culturais. A condecoração dessas pessoas, com esta honraria, representa também a valorização do vínculo de gratidão com o inestimável João Guimarães Rosa, que como um dos maiores autores da história da literatura brasileira, voltou seus olhos para as belezas naturais, a cultura e ao povo Buritizeiro, referenciando a região em sua grande obra.

Relação dos condecorados:

Doniseti José de Oliveira – Indicado pelo presidente da Câmara, vereador Sidney da Saúde.

Maria de Jesus Ribeiro Santos – Indicada pela vereadora Renata Araújo, vice-presidente da Câmara.

Edson Farias dos Santos – Indicado pelo secretário da Câmara, vereador Leanderson Sarrá.

Rosemare Neves dos Santos – Indicado pela vereadora Juliana do Semas.

Edmundo Gonçalves Cordeiro – Indicado pelo vereador Walmir Junior.

Ever Alves Salgado – Indicado pelo vereador Sandro Paulo.

Elessander Alves Moreira – Indicado pelo vereador Alvimar Eustáquio.

José Geraldo Soares de Souza – Indicado pelo vereador Sérgio Pereira.

Lázaro Alves Pinto “in memoriam” – Indicado pelo vereador Francisco Alves Moreira Neto.

Lucia Ferreira de Souza – Indicada pelo vereador Valdemar Batista.

Ulisses Gomes da Silva – Indicado pela vereadora Ludimila Lôpo.

Jander Weslley de Oliveira – Homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Buritizeiro 2023 e indicado pelo presidente da Câmara, vereador Sidney da Saúde.