Câmara de Buritizeiro retoma reuniões com novas propostas de Projeto de Lei

As reuniões ordinárias da Câmara de Buritizeiro foram retomadas, na noite desta segunda-feira (02/08). Com a presença do vice-prefeito, Marcelo Osório, na sessão, a ata da última reunião foi aprovada e as correspondências expedidas e recebidas foram lidas. Em seguida os vereadores apresentaram suas novas propostas de projeto, requerimentos e indicações.

Projetos, requerimentos e indicações

Sidney Vila Real

O vice-presidente da Câmara, vereador Sidney Vila Real, apresentou o projeto de Lei em favor do uso de vassouras feitas de materiais recicláveis na limpeza das repartições e vias públicas de Buritizeiro. O vereador argumentou que a medida contribuirá para a sustentabilidade ambiental, por meio da reciclagem de materiais e da geração de empregos e renda.
Sidney também protocolou a indicação para a Secretaria de Infraestrutura e Obras solicitando o término das obras da Creche Bandeirantes, em parceria com a Fundação Vicintin. Para o vereador esta parceria já é regulamentada e pode favorecer o desenvolvimento de programas e projetos sociais em favor da população.
Para o Poder Executivo, Sidney Vila Real sugeriu, por meio de indicação, o uso de drones na identificação de potenciais criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, para auxiliar nas ações de combate e prevenção das doenças.
Outra indicação do vereador foi a criação de um projeto de inclusão digital nas comunidades rurais de Buritizeiro. Para o legislador a exclusão digital e social ainda é a maior realidade dos moradores da zona rural. Além disso, o projeto poderá promover a oportunidade de cursos à distância, para a qualificação profissional dos jovens.

Waldemar Batista

Destacando o trabalho feito pelo Po
der Executivo, na manutenção das estradas vicinais, o vereador Waldemar Batista parabenizou o prefeito Pedro Braga, através da presença do vice-prefeito, pela atenção especial dedicada às comunidades, ao proporcionar melhores condições nos acessos aos Distritos e zona rural.

O presidente da Casa Legislativa, Sérgio Pereira, defendeu, através do projeto de Lei, a instituição do Dia do Auxiliar de Serviços Básicos Escolares, a ser comemorado anualmente no dia 20 de outubro. O vereador entende que esses profissionais precisam ser reconhecidos e valorizados, por tanta contribuição no processo de ensino e aprendizagem e tamanha dignidade nas atividades que executam nas escolas municipais.

Leanderson Sarrá

Defendendo uma maior interação com a população e ainda mais transparência nos atos legislativos, o vereador Leanderson Sarrá indicou a inserção de um espaço no site oficial da Câmara, específico para a população sugerir e indicar demandas a serem defendidas e atendidas. Leanderson explicou que os meios digitais é um mecanismo indispensável para a aproximação com o povo.

Grande Expediente

O vereador Francisco Moreira Neto direcionou o seu discurso para o vice-prefeito Marcelo Osório, ao relatar as más condições da estrada para a Comunidade do Capão. O vereador convidou o vice e o secretário de Infraestrutura para ir até as estradas. Ele ainda reivindicou sobre a parceria do Poder Executivo com os fazendeiros nas melhorias das estradas. Por fim, o legislador alertou sobre os postes de algumas ruas do bairro Santo Expedito, que estão prestes a cair.
Utilizando o seu espaço no Grande Expediente para reforçar os argumentos de suas propostas, Sidney Vila Real lembrou sobre a importância do trabalho preventivo na guerra contra a Dengue. Outro ponto reforçado foi a inclusão digital da população, especialmente nas comunidades. Ao vice-prefeito, o vereador solicitou novos equipamentos para o Telecentro do município. Sidney ainda informou que a sua proposta com as vassouras a serem usadas nas repartições públicas, beneficiará também a Associação das Catadoras, com o fornecimento dos insumos.