Vereadores pleiteiam benefícios para Comunidades Rurais em reunião da Câmara de Buritizeiro

Na noite desta segunda-feira (09) foi realizada a 18ª reunião ordinária da Câmara de Buritizeiro. Após a leitura da Ata da reunião anterior e das correspondências recebidas e expedidas no decorrer da última semana, os vereadores apresentaram novos requerimentos, indicações e Projetos de Lei.

Sandro Paulo

Destacando a visita feita na Comunidade de São Pedro das Gaitas, em companhia do prefeito Pedro Braga, do vice Marcelo Osório e dos secretários Ronaldo Branco e Vilson Celestino e dos colegas vereadores, no último final de semana, o vereador Sandro Paulo apresentou um pedido de indicação em benefício da localidade. Em conjunto com os colegas Sérgio Pereira, Sidney Vila Real e Renata Cristina, Sandro Paulo requisitou junto ao Poder Executivo, um trator em prol da agricultura da comunidade, um veículo para atender a demandas dos moradores e a instalação da fábrica de farinha, para a geração de emprego e renda dos produtores dessa região.

Sidney Vila Real

Em homenagem ao ex-vice-prefeito José Correia Braga, o vereador Sidney Vila Real apresentou o Projeto de Lei que propõe a mudança do nome da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim dos Buritis, para UBS vice-prefeito José Correia Braga. Reconhecendo e valorizando a história deste personagem importante na história política e social de Buritizeiro, Sidney Vila Real contou um pouco da trajetória deste agente político, pontuando seus principais feitos e contribuições nos Poderes Legislativo e Executivo da cidade.

Renata Araújo

A vereadora Renata Araújo usou a tribuna para apresentar a sua indicação ao Poder Executivo, que solicita a construção de uma praça na Rua Juiz De Paz Jovino Francisco Braga, (esquina com a rua D), no bairro Dom Bosco, para proporcionar um espaço de lazer e interação social dos moradores das adjacências.
Walmir Júnior
O líder do Executivo na Câmara, vereador Walmir Júnior, através de um requerimento, pediu informações sobre a conclusão da licitação que definirá a contratação do ônibus que fará o transporte dos moradores da zona rural para o município. Para o vereador, esse transporte é crucial para o acesso com segurança e conforto das pessoas que precisam vir à cidade, para resolver questões pessoais.
Outra iniciativa de Walmir Júnior foi a indicação destinada para a Secretaria de Saúde, a qual solicita que Unidade Básica de Cachoeira do Teobaldo seja equipada, com urgência, com um computador e uma impressora, o que permitirá mais agilidade no desempenho das atividades e serviços prestados na UBS.

Eva Juliana

Prezando por uma despedida digna dos usuários da Capela do Cemitério Novo Parque da Saudade, a vereadora Eva Juliana direcionou sua indicação para a Secretaria de Infraestrutura e Obras, cobrando a reforma do local e promoção de melhorias na estrutura, com a disponibilização de cadeiras, bebedouro e todas as condições necessárias para a realização de um funeral.

Sérgio Pereira

O presidente da Câmara, vereador Sérgio Pereira apresentou o Projeto de Lei que propõe a instituição da Comenda João Guimarães Rosa. Esta honraria será a principal homenagem do Poder Legislativo para as personalidades que se destacam e contribuem efetivamente para o desenvolvimento de Buritizeiro. A indicação dos contemplados com este prêmio, será definida em votação dos vereadores.
Sérgio Pereira também apresentou uma indicação para a Secretaria de Desenvolvimento Social, em que sugere a construção de uma casa de apoio para os moradores da zona rural de Buritizeiro, que precisam passar o dia no município, para o tratamento de saúde ou para viagens intermunicipais.

Grande Expediente

Walmir Júnior

No Grande Expediente, o líder do Executivo contou sobre sua visita à Cachoeira do Teobaldo, destacando a conquista de canos e caixas dágua que vão amenizar os problemas com a falta de água da comunidade. De acordo com o vereador, através da da Codevasf e da parceria com o SAAE, dezenas de famílias serão beneficiadas.
Sobre o pedido de equipamentos para a UBS, Walmir Júnior lembrou que o empenho e dedicação do Secretário Sinvaldo tem mudado a realidade da Saúde Pública de Buritizeiro, com mais humanização e melhores condições nos serviços ofertados.

Sidney Vila Real

Sidney Vila Real aproveitou a oportunidade para parabenizar o presidente Sérgio Pereira e os demais colegas pela visita em São Pedro das Gaitas, onde puderam conhecer a realidade dos moradores. O vereador ainda ressaltou a condução da gestão do prefeito Pedro Braga, buscando ouvir as comunidades rurais, levando esperança de dias melhores, com honestidade e transparência.

Sérgio Pereira

O presidente do Legislativo também destacou a sua visita em São Pedro das Gaitas com os colegas da casa, secretários, prefeito e o vice. “O prefeito tem a determinação de se aproximar cada vez mais das comunidades rurais. Outros prefeitos só vão a esses locais em períodos eleitorais. O prefeito Pedro Braga está comprometido em conhecer a realidade da população rural. Agradecemos a recepção de todos lá, que tiveram atenção e carinho com toda a comitiva. Vamos continuar trabalhando para atender todas as demandas apresentadas”.
Sérgio valorizou o trabalho do secretário Sinvaldo em sua pasta. “Ele tem se mostrado muito acessível para todos aqueles que precisam. Estamos acompanhando o seu empenho que vem transformando a realidade da Saúde Pública. Seja no enfrentamento da pandemia como na reforma do hospital.” O vereador ainda fez um reconhecimento especial dos profissionais da saúde que continuam diariamente lutando para vencer a Covid-19, mencionando também o avanço eficiente do Plano de Vacinação em Buritizeiro.
Outro menção feita, foi da visita na Comunidade de Lança 3, onde Sérgio Pereira, o vice-prefeito Marcelo Osório e o secretário de Desenvolvimento Territorial Ronaldo Branco, participaram de uma reunião com os moradores. O vereador elogiou a postura do secretário, que apresentou os serviços disponíveis para os presentes no encontro.
Em sua mensagem final, o presidente da Câmara parabenizou todos os pais pela passagem da data de homenagem, lembrando-se dos ensinamentos e caminhos aprendidos com o pai, que o moldaram como o homem que se tornou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *