Câmara discute suplementação de orçamento e aprova carteira de saúde da mulher e divulgação de listagem de medicamentos

A Câmara de Buritizeiro retomou a rotina de reuniões ordinárias, na noite desta segunda-feira (18/10), com a realização da 26ª sessão de 2021. Com a participação dos 11 vereadores da casa, Projetos de Lei foram discutidos e votados.

O Pequeno Expediente foi aberto com o debate dos edis, em primeira instância, do Projeto de Lei n°46/2021, o qual “Dispõe sobre a autorização para o Executivo Municipal alterar o limite de suplementação do orçamento para o exercício de 2021”. O líder do Poder Executivo, vereador Walmir Júnior, defendeu a importância da proposta para o município, a qual dará condições para os serviços essenciais do município. Por sua vez, a vereadora Ludimilla Lôpo questionou sobre a necessidade de mais informações detalhadas, para a anuência do Poder Legislativo, o que foi apoiado pelos vereadores Sidney Vila Real e Francisco Alves Moreira Neto. O presidente da Casa, vereador Sérgio Pereira assegurou que essas informações serão solicitadas e relatou sobre os problemas que o asilo de Buritizeiro tem enfrentado. “Por falta de dotação, a Prefeitura não pode fazer o repasse e ajudar essa instituição. Infelizmente no final da gestão passada, houve uma manobra para o reajuste do PPA e da LOA, que agora está dificultando o trabalho da administração”. Descreveu Sérgio Pereira.
Proposto de forma conjunta, pelas vereadoras Renata Araújo e Juliana do Semas e pelo vereador Sidney Vila Real, o Projeto de Lei n°36/2021, que “Institui no âmbito do município de Buritizeiro, a carteira municipal de saúde da mulher, e dá outras providências”, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, após a apresentação dos pareceres favoráveis da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e Assessoria Jurídica.
Do mesmo modo, foram aprovados os Projetos de Lei n°38/2021 e n°42/2021, ambos de autoria do vereador Sidney Vila Real. O primeiro “Dispõe sobre a denominação da Rua C no Conjunto Habitacional Santo Expedito”, em homenagem à professora Violeta Ribeiro. O segundo, que “Dispõe sobre a denominação da Avenida Dois no Bairro Recanto dos Buritis”, reconhece a trajetória e contribuição para o município, da senhora Ana Fernandes. Os familiares dos homenageados estiveram presentes e acompanharam as aprovações dos novos nomes das vias.
Em suma, outro Projeto de Lei aprovado por unanimidade pelos vereadores, foi o de n°40/2021, proposto pela vereadora Ludimilla Lôpo e que “Institui a divulgação da listagem dos medicamentos disponíveis e em falta na rede pública municipal de saúde”. A matéria contou também com a anuência da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e Assessoria Jurídica.