Propostos na Câmara Projetos de Lei em prol dos idosos, para a Semana do Lixo e indicação para a criação do Departamento de Trânsito

Sidney Vila Real

O vereador Sidney Vila Real, em parceria com o vereador Sérgio Pereira, apresentou a proposta de Projeto de Lei (PL), que defende a implementação no calendário municipal da Semana de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa. De acordo com os autores, a sugestão é celebrar esse período na primeira semana do mês de Outubro, tendo como referência o Dia Nacional do Idoso (01/10). O PL prevê ainda a necessidade da mobilização dos órgãos públicos e privados para a realização de um conjunto de ações, para a conscientização da sociedade sobre os cuidados especiais com este público e no combate da violência que vitima as pessoas da terceira idade.
Sidney Vila Real também apresentou outros dois Projetos de Lei. Um deles “Institui em Buritizeiro a Semana Municipal do Lixo”. A ser incluída na última semana do mês de outubro do calendário da cidade, a proposta é potencializar a discussão e conscientização da população sobre a cultura sustentável em todo o processo que envolve os resíduos sólidos do município. Para o vereador, esta pode ser a oportunidade de fomentar a economia solidária, incentivar o consumo consciente e reduzir os impactos ambientais.
Para homenagear Maria do Rosário Monteiro Santos, que foi uma moradora importante do distrito de Cachoeira do Manteiga, ao ter contribuído com ações em prol da localidade, com sua generosidade e solidariedade, o vereador propôs a alteração do nome da Estratégia da Saúde de Família do referido distrito, para E.S.F Maria do Rosário Monteiro Santos.

Alvimar Eustáquio

Destinado para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) o vereador Alvimar Eustáquio protocolou um pedido de providência que solicita a instalação de postes na rua Otávio Pereira Salgado, no trecho entre a avenida Paredão de Minas e rua Ceará. Segundo o vereador, esta medida se faz necessária para beneficiar 16 famílias, que estão sem energia em seus imóveis.
Francisco Alves Moreira Neto
O vereador Francisco Alves Moreira Neto requereu, via pedido de providência para a Semiu, a troca de lâmpadas queimadas no entorno da Praça Paulo Machado, para dar fim aos transtornos gerados aos moradores e transeuntes.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Sérgio Pereira, fez a indicação para o Poder Executivo Municipal, da criação do Departamento Municipal de Trânsito. Por melhorias na estrutura e organização do trânsito da cidade, Sérgio Pereira destacou que esse departamento poderá viabilizar os estudos técnicos para a instalação de placas, semáforos, sinalizações para pedestres e veículos e colocar em prática as políticas públicas para assegurar a educação no trânsito e a evolução da mobilidade urbana de Buritizeiro. “Esse é o melhor caminho para oferecermos de forma adequada e profissional o cuidado que o trânsito municipal precisa. Com esse departamento, poderemos viabilizar parcerias com outras entidades e órgãos, para mobilizarmos a população para mais segurança e menos vítimas de trânsito”.