Distrito Industrial e Bolsa Atleta são pautados em reunião da Câmara de Buritizeiro

Na noite desta segunda-feira (14/02), o Poder Legislativo de Buritizeiro realizou a primeira Reunião Ordinária na Câmara Municipal. Com a ausência do presidente da mesa diretora, Walmir Junior (em isolamento por causa da Covid-19), o vice Leanderson Sarrá assumiu os trabalhos e presidiu o 1º Plenário de 2022.

Além da nova composição da mesa diretora, outra grande novidade, neste ano na Câmara, é a inserção de profissionais intérpretes de libras nas reuniões da casa. Com essa iniciativa, a diretoria da casa visa garantir maior acessibilidade aos cidadãos surdos, possibilitando seu exercício de cidadania e participação, bem como a compreensão dos temas que são tratados nas sessões, que também são transmitidas nas redes sociais do Poder Legislativo.
Depois de efetuadas as leituras das correspondências, o presidente da sessão, Leanderson Sarrá, abriu o pequeno expediente, dando a oportunidade para os colegas apresentarem os seus trabalhos.
Sérgio Pereira
O vereador Sérgio Pereira apresentou a indicação para o Poder Executivo, por meio de um anteprojeto, para a criação do Bolsa Atleta Municipal Eupídio Nunes de Araújo (Biro-Biro), que visa valorizar e apoiar os atletas de alto rendimento do município, bem como incentivar jovens valores do esporte municipal. A proposta é de autoria conjunta com a vereadora Juliana do Semas.
O legislador também fez a leitura da Moção de Aplausos para a Secretaria Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, pela criação do Programa Pop, o qual tem gerado emprego e renda no município, sobretudo, oferecendo um grande trabalho nos cuidados com o município.
Outra leitura de Sérgio Pereira, em nome de todos os vereadores de Buritizeiro, foi a Moção de Repúdio para a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), pela continuidade da tarifa de escassez hídrica. Destacando o nível elevado de água na represa de Três Marias, o vereador defendeu que não há justificativa plausível para a manutenção das altas tarifas nas cobranças de energia elétrica.
Alvimar Eustáquio
Com dois pedidos de providência, destinados à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), o vereador Alvimar Eustáquio solicitou a limpeza do Cemitério Parque da Saudade e a contratação de guarda para este espaço público que, segundo Alvimar, tem registrado vários casos de vandalismo.
Sidney Vila Real
Com um anteprojeto, o vereador Sidney Vila Real apresentou a indicação para o Poder Executivo, que defende a criação do Distrito Industrial de Buritizeiro, em favor do desenvolvimento econômico do município. Para o vereador, com esta medida, vai estimular a atração e a criação de empresas, gerando oportunidade de empregos e arrecadação para a cidade.
Fotos: Ivan Rodrigues.