Ecopontos, melhorias e benefícios para Paredão de Minas, horário reduzido para servidores pais de PNE e Auxílio Catador são defendidos na Câmara de Buritizeiro

Em mais uma sessão ordinária, ocorrida na última segunda-feira (28/08), os vereadores de Buritizeiro, além de participar da deliberação de Projetos de Lei, também oficializaram os frutos dos seus trabalhos desenvolvidos e das ações de fiscalizações efetuadas em todo o município. Confira:

Sidney da Saúde

Para abrir os novos trabalhos dos legisladores, o presidente da Câmara, vereador Sidney da Saúde apresentou a indicação do anteprojeto de lei, que estabelece a implantação e uso de ecopontos em Buritizeiro. De acordo com Sidney da Saúde, esse mecanismo contribui não somente com a destinação adequada e com a organização da coleta seletiva, como também representa o compromisso com a sustentabilidade ambiental que pode proporcionar mais desenvolvimento para o município e qualidade de vida para a população.

O líder do Executivo no Poder Legislativo, vereador Sérgio Pereira, relatou que em sua visita ao Distrito de Paredão de Minas, ao participar da Reunião Itinerante, apurou demandas que se tornaram indicações para a administração municipal. Sendo assim, em parceria com o vereador Leanderson Sarrá, Sérgio Pereira citou a Secretaria de Infraestrutura ao pedir o patrolamento e melhorias das estradas de acesso à localidade e manutenção nos banheiros do galpão do distrito. Em relação à Secretaria de Educação, foi solicitada a melhoria na infraestrutura na Escola Municipal Teodoro Alves dos Santos. Outra solicitação, nesta mesma indicação, é para a Secretaria de Saúde, a qual pede que seja disponibilizada uma equipe multifuncional, com médico, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta, para atendimento dos moradores. Além disso, também foi requisitado um veículo para o transporte dos moradores que precisam de consultas e exames na cidade e a disponibilização de um ponto de internet para o Posto de Saúde local. Para a mesma unidade, a indicação também prevê a necessidade de dedetização e a eliminação de animais peçonhentos que colocam em risco usuários e profissionais.

Ainda foi requerido, junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, uma assistente social para o atendimento das famílias do distrito. E, para o Gabinete do prefeito, o vereador Sérgio Pereira pediu que as correspondências voltem a ser entregues diretamente no distrito e que seja disponibilizado um projeto de captação de água específico, já que segundo os moradores, a água fornecida não garante qualidade para o uso. Por fim, o legislador também solicitou a construção de espaço público para as atividades esportivas e de lazer dos jovens do Distrito de Paredão de Minas.

Renata Araújo

A vereadora Renata Araújo, vice-presidente da mesa diretora, apresentou a indicação de um anteprojeto que prevê a “Redução da carga horária de servidor público municipal que possua filho portador de necessidades especiais”. Segundo a proponente, essa causa já está fundamentada na Lei Federal 13.370/2016 e precisa ser regulamentada no município, para garantir este direito ao funcionário municipal de ter melhores condições e suporte para cuidar dos seus filhos que precisam de tratamentos específicos.

Juliana do Semas

Destinada para a Secretaria de Saúde, a vereadora Juliana do Semas oficializou a sua indicação que pleiteia pontos de embarque e desembarque do ônibus do Cismesf, na UBS do Alto São Francisco, em favor dos usuários que precisam deste transporte. Juliana do Semas esclareceu que esta iniciativa facilitará o acesso dos moradores da parte da alta da cidade e proporcionará menos dificuldades e transtornos na locomoção de quem precisa do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

A vereadora também apresentou a indicação para a Secretaria de Infraestrutura, que solicita a manutenção da passarela de pedestres e ciclistas da ponte Marechal Hermes, que tem apresentado riscos em sua estrutura, causando insegurança para a população que utiliza o centenário monumento para acessar o trabalho, escola e demais demandas diárias. Juliana do Semas ainda salientou que o período de chuvas que se aproxima agrava o estado de alerta.

Ludimila Lôpo

A vereadora Ludimila Lôpo apresentou a indicação do anteprojeto de lei que “Autoriza o Poder Executivo a criar o Auxílio Catador Municipal e dá outras providências”. De acordo com a propositora, essa será uma política pública fundamental para a valorização dessa classe de trabalhadores, para assim ter melhores condições no exercício de sua profissão e uma garantia financeira para a sua renda anual.