Pavimentação de ruas, Curso Preparatório do ENEM, Educação Ambiental, ações em Cachoeira do Teobaldo e Kit Maternidade são destaques no Poder Legislativo

Os vereadores de Buritizeiro, em suas participações na 13ª Reunião Ordinária de 2023, mais uma vez, apresentaram seus novos trabalhos e registraram suas cobranças e sugestões para as demandas apuradas na ação de fiscalização efetuada nos últimos dias. Confira:

 

Sandro Paulo

O vereador Sandro Paulo, ao dar início aos novos trabalhos dos vereadores, tornou público o ofício enviado para o Poder Executivo, que trata da instalação de redutores de velocidade em diversos pontos da cidade. O legislador cobrou uma maior agilidade, levando em consideração os inúmeros pedidos feitos junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU) e que não foram atendidos. Outra ação de Sandro Paulo foi a apresentação da indicação para a SEMIU, para que seja incluído no cronograma de pavimentação, a rua Juiz de Paz Jair José dos Santos, para a melhoria da qualidade de vida, mais segurança no trânsito e valorização socioeconômica.

Para a retomada do transporte das crianças especiais atendidas para a APAE, o vereador protocolou uma indicação para o Poder Executivo, frisando que trata-se de um direito destas crianças para terem os atendimentos e acesso aos serviços ofertados pela entidade.

 

Leanderson Sarrá

Indignado com a situação vivenciada pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid, no jogo contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol, o secretário da mesa diretora, o vereador Leanderson Sarrá, fez a leitura da sua Nota de Repúdio, aos atos racistas praticados pelos torcedores contra o brasileiro. Destacando as lamentáveis situações enfrentadas pelo jogador, o vereador apontou as várias injustiças que têm sido ignoradas pelas autoridades espanholas. Leanderson Sarrá lembrou que o racismo jamais deve ser tolerado e impune. Por empatia, o vereador pediu que a justiça seja feita, evidenciando também o aspecto dos direitos humanos.

O vereador também protocolou uma indicação para a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), para que seja disponibilizado um curso preparatório para os candidatos do município que vão prestar o ENEM 2023. O objetivo é beneficiar os alunos de baixa renda, para que eles possam estar melhor preparados para aproveitar a oportunidade que a prova oferece na realização do sonho do Ensino Superior.

 

Sérgio Pereira

Líder do Poder Executivo na bancada, o vereador Sérgio Pereira oficializou a indicação de um anteprojeto, que propõe instituir a Política de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino. Considerando a grande riqueza ambiental, o vereador fundamentou a sua proposta, enfatizando a necessidade de conscientização das novas gerações para a sustentabilidade de uma das maiores riquezas de Buritizeiro
Para a Secretaria de Finanças, Sérgio Pereira destinou a indicação do anteprojeto de lei que institui os meios de pagamento digital para quitação de taxas e tributos municipais, por parte dos contribuintes. Para o vereador, ferramentas como o PIX e a transferência bancária, vão favorecer os processos de pagamentos, diminuir a inadimplência e estimular as contribuições tributárias.

Visando mais segurança e organização no trânsito, especialmente, nos trechos próximos às escolas da cidade, Sérgio Pereira também apresentou a indicação para a SEMIU, sugerindo a regularização de placas de sinalização e faixas de pedestres elevadas. O vereador lembrou que está em desenvolvimento em todo país, a Campanha Maio Amarelo que coloca em prática ações em favor de um trânsito mais seguro e o respeito dos pedestres.

 

Walmir Junior

Com base nas demandas levantadas no Distrito de Cachoeira do Teobaldo, o vereador Walmir Junior apresentou três indicações para o Poder Executivo. A primeira delas solicita a construção da cobertura e a reforma integral da quadra da comunidade, em prol dos desportistas, da promoção da qualidade de vida e das manifestações culturais dos moradores locais. A segunda indicação reivindica a reforma da ponte situada na estrada que liga a Comunidade de Capivara ao referido distrito, a qual necessita urgentemente do trabalho de revitalização, para atender principalmente o transporte escolar.

Por último, Walmir Júnior solicitou a construção de uma nova sede do Telecentro para Cachoeira do Teobaldo. O vereador lembrou que o antigo projeto, está com o seu prédio abandonado, impedindo o acesso à tecnologia e o desenvolvimento social dos moradores.

 

Alvimar Eustáquio

Para a inclusão no cronograma de pavimentação do município, o vereador Alvimar Batista protocolou uma indicação para o Poder Executivo, relatando a necessidade do atendimento do trecho pendente na Rua Montes Claros.

 

Sidney da Saúde

O presidente do Poder Executivo, vereador Sidney da Saúde apresentou a sua indicação anexada ao anteprojeto de lei, para a Secretaria de Saúde, que “Dispõe o fornecimento do kit maternidade para as gestantes em situação de vulnerabilidade do município”. O objetivo é dar um suporte mínimo para as parturientes, com vestuário apropriado e materiais de higiene necessários, agregando também para o acolhimento humanizado do sistema público de saúde de Buritizeiro.

Para a democratização e ampliação de oportunidades para os profissionais interessados, o legislador também protocolou a indicação para o Poder Executivo, que propõe que o cargo de diretor do IPSEMP seja escolhido por meio de eleição, por parte dos servidores municipais. Desta forma, Sidney da Saúde entende que haverá mais transparência e isonomia na escolha da pessoa que vai gerir esta autarquia tão importante para o funcionalismo público.

Corrigindo o presidente do sindicato dos servidores municipais, sobre o questionamento feito em relação ao projeto da Reforma Administrativa, Sidney da Saúde lembrou que nunca houve atraso no repasse patronal e funcional para o IPSEMB. “Sempre mantivemos essa questão em dia, até mesmo pelo respeito aos direitos dos funcionários públicos. Temos trabalhado de forma séria e comprometida para prover o que for melhor para a nossa cidade e o seu povo”. Declarou Sidney da Saúde.