Prêmio para as mulheres, incentivo financeiro para ACS e ACE, isenção para doadores e Conselho da Pessoa com Deficiência são indicados por vereadores de Buritizeiro

Os vereadores de Buritizeiro, em suas participações na 3ª Reunião Ordinária do Poder Legislativo, na noite da segunda-feira (04/03) oficializaram suas novas propostas e colocaram em evidência pautas a serem atendidas pelo Poder Executivo. Confira

Juliana do Semas

A presidente do Poder Legislativo de Buritizeiro, vereadora Juliana do Semas, abriu a apresentação de novos trabalhos dos vereadores, com a proposta de Moção de Aplausos em favor do pescador buritizeirense, Robson Conceição Lourenço (conhecido por Robinho), em reconhecimento ao seu ato de bravura e coragem para salvar uma mulher e sua bebê, dentro do Rio São Francisco. Para Juliana do Semas, a proposição, que foi assinada por todos os vereadores, representa também uma reverência pelo ato heroico do buritizeirense.

Em alusão ao mês de março e ao Dia Internacional da Mulher, a vereadora Juliana do Semas também protocolou o Projeto de Resolução que “Institui o Prêmio Mulheres que inspiram”, que objetiva condecorar mulheres do município de Buritizeiro que têm histórias de vida Inspiradoras, por suas histórias, sejam elas empreendedoras, referências na sociedade, ativistas, defensoras dos direitos humanos e das mulheres, ou ainda, exemplos de mães e esposas.

Francisco Alves Moreira Neto

Por meio de indicação, o vereador Francisco Alves Moreira Neto solicitou a convocação do secretário de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), para prestar esclarecimentos aos vereadores a respeito das condições das estradas rurais e das demandas apresentadas pelo Poder Legislativo, conforme as cobranças da população. Para o vereador existe uma urgência de resposta por parte da secretaria sobre os inúmeros questionamentos acerca das pendências na infraestrutura da cidade.

Sandro Paulo

O vereador Sandro Paulo apresentou a indicação para a SEMIU, solicitando que seja realizada a roçada mecânica em toda a cidade, especialmente no Bairro Bandeirante, onde o vereador informou que está com muito mato, o que contribui para o acúmulo de lixo e proliferação de insetos e animais peçonhentos. Outra indicação de Sandro Paulo para a SEMIU cobra a manutenção da estrada do lixão, que está em situação crítica e se apresenta intransitável.

Ludimila Lôpo

Alertando sobre o agravamento dos problemas com buracos, por causa das chuvas, a vereadora Ludimila Lôpo apresentou a sua indicação para a SEMIU, com o pedido de realização da manutenção da Rua Paredão de Minas, que está cada vez mais intransitável e potencializando prejuízos e transtornos para os moradores.

Alvimar Eustáquio

Relatando as queixas constantes de moradores, o vereador Alvimar Eustáquio apresentou a sua indicação para o Poder Executivo em que solicita a retomada da confecção de carteira de identidade no município. O legislador salientou a ineficiência no serviço prestado pelo ponto de atendimento de Pirapora, que tem gerado uma demanda reprimida deste serviço.

Walmir Junior

O vereador Walmir Junior oficializou a indicação do anteprojeto de Lei que “Dispõe sobre a autorização do Poder Executivo a repassar aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) incentivo financeiro adicional e dá outras providências”. A intenção é valorizar e estimular esses profissionais tão fundamentais para a Saúde Pública. Walmir Junior ainda destacou que essa iniciativa já é uma realidade em diversos municípios e pode ser um mecanismo para fortalecer a atuação dos profissionais na prevenção e promoção da saúde.

Referenciando a SEMIU, o vice-presidente da Câmara, vereador Sérgio Pereira, apresentou a indicação que pede a manutenção na avenida Rio Branco e a pavimentação asfáltica da via, afim de solucionar os problemas com diversos buracos e crateras, que ganharam maior proporção com o período chuvoso.

Outra indicação do legislador, endereçada para o Poder Executivo, tem como anexo o anteprojeto de Lei que “Dispõe da isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos e processo seletivo aos candidatos doadores regulares de sangue e medula óssea no município de Buritizeiro e dá outras providências”. Para Sérgio Pereira, esse será um importante incentivo para fomentar o cadastramento de doadores buritizeirenses.

Sidney da Saúde

Acompanhado da professora Ana Paula Dorásio, o vereador Sidney da Saúde apresentou a indicação para o Poder Executivo, do anteprojeto de Lei que “Cria o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPEDE) e dá outras providências”. Além do discurso de apoio e fundamentação da professora na tribuna, Sidney da Saúde argumentou que essa medida vai garantir mais espaço e oportunidade para este público colaborar com o fortalecimento e a consolidação das políticas públicas específicas e da acessibilidade tão esperada, por quem precisa.