Projeto de Lei em favor pessoas com deficiência oculta, cobranças por mais infraestrutura e questionamentos para a CEMIG são pautadas na Câmara de Buritizeiro

Em suas participações na 2ª Reunião Ordinária da Câmara de 2024, os vereadores de Buritizeiro registraram seus novos trabalhos, bem como tornaram públicas reivindicações e questionamentos da população em relação aos serviços públicos. Confira:

Walmir Junior

Secretário da mesa diretora, o vereador Walmir Junior abriu o momento de novos trabalhos dos vereadores ao apresentar a indicação para o Poder Executivo e Procuradoria Jurídica do Município para que sejam fornecidas as informações atualizadas sobre a elaboração do Projeto de Lei que trata da recomposição salarial dos servidores. Conforme o vereador, é fundamental a celeridade desse processo que vai assegurar o direito do funcionalismo público.

O vereador também fez um apelo, em favor da população, sobre as dificuldades para o processo de emissão de documento de identidade, por causa da ineficiência do agendamento via aplicativo, que para muitos tem causado transtornos também pela falta de disponibilidade de datas de atendimento. De acordo com o vereador é necessária alguma iniciativa para resolver esse tipo de problema que tem prejudicado os munícipes, tendo em vista que este tema já foi pautado por outros vereadores da casa, nos últimos anos.

Sidney da Saúde

O vereador Sidney da Saúde apresentou o Projeto de Lei que “Dispõe sobre as normas de concessão de utilização do cordão de girassol como símbolo de identificação de pessoas com deficiências ocultas em Buritizeiro e dá outras providências”. Destacando os inúmeros benefícios do cordão para as pessoas que o portarem, Sidney da Saúde destacou que outras cidades do país já adotaram esse mecanismo, que é tido como uma forma de identificação e comunicação dos portadores de deficiências ocultas para assegurar sua prioridade nos atendimentos de entidades e órgãos públicos.

Renata Araújo

Para a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, a vereadora Renata Araújo protocolou uma indicação em que solicita a manutenção da Rua Sete no bairro Novo Buritizeiro, da Rua 18 no Jardim Buritis, da Rua Tupinambás no Bairro Belo Horizonte, na Rua Brejinho, no São Francisco e na Rua do Arrastão (antiga Rua Rotary). Renata Araújo reiterou que essas vias se encontram em péssimo estado de conservação, prejudicando moradores e transeuntes.

Ludimila Lôpo

A vereadora Ludimila Lôpo apresentou a sua indicação para o Poder Executivo, SEMIU e SAAE, solicitando a realização da reforma/manutenção da Avenida Central do Brasil, onde foi realizada a intervenção para ligações de água e não foi restaurado o trecho do asfalto, ocasionando transtorno para os comerciantes e condutores de veículos.

Na oportunidade, a vereadora também solicitou, por parte da mesa diretora, a criação da nova formação da Comissão Especial dos Direitos da Criança e Adolescente, que atuará em conjunto com o Conselho Tutelar. Ludimila Lôpo ainda pediu à Comissão Especial de Educação que seja apurada a reforma da Escola Maria Benedita, que ainda não teve o retorno das aulas e os pais dos alunos têm questionado a indefinição dessa pendência.

Leanderson Sarrá

Pontuando sobre a importância da energia elétrica para o desenvolvimento municipal, o vereador Leanderson Sarrá oficializou a sua indicação para o Poder Executivo para que seja realizada a extensão de rede em Buritizeiro e no distrito de Cachoeira do Manteiga, que ainda enfrenta problemas com iluminação pública adequada.

Vice-presidente da Câmara, o vereador Sérgio Pereira utilizou seu espaço na tribuna para fazer a leitura de dois ofícios que serão encaminhados posteriormente. Um deles, para o deputado Fred Costa, pleiteia a intervenção do parlamentar junto ao INSS, para instituir a volta da realização das perícias na unidade de Pirapora, em benefício aos moradores da cidade que estão sendo obrigados a ir para Montes Claros, para ter acesso a esse serviço.

No outro documento, endereçado ao senhor Gilmar Machado, dirigente da unidade regional da CEMIG em Montes Claros, o vereador Sérgio Pereira faz questionamentos contundentes sobre a má qualidade na prestação de serviços da concessionária nas localidades de Paredão de Minas, Formoso, Assentamento Santa Helena, Assentamento de São Pedro das Gaitas e Cachoeira do Teobaldo, onde os moradores vêm relatando frequentemente os transtornos e prejuízos gerados pela queda no fornecimento de energia.