Projeto de Lei para divulgação de vagas em creches, mais uma Academia da Saúde, Fábrica de Bloquetes e solução para a balsa de Cachoeira do Manteiga são pautados pelos vereadores

Confira os trabalhos dos vereadores desta semana:
Ludimila Lôpo
Por meio do requerimento nº42/2021 endereçado para a Secretaria de Saúde, a vereadora Ludimila Lôpo cobrou informações da secretaria sobre o motivo da demora na entrega dos exames de mamografia, o que para ela tem prejudicado as pacientes do município, no processo de diagnóstico e tratamento.
Outra questão requerida pela vereadora, formalizado via requerimento nº43/2021, é o detalhamento sobre as contratações, os aluguéis e as aquisições de veículos que atendem o Poder Executivo. Ludimila reforçou que uma das suas funções é fiscalizar e lembrou ainda que essa solicitação foi feita desde o dia 03 de maio.
A vereadora apresentou também um pedido de providência para a Mesa Diretora do Poder Legislativo, para que seja criado uma Comissão Especial para averiguar a real situação da antiga balsa do Distrito de Cachoeira do Manteiga.

Sidney Vila Real

O vereador Sidney Vila Real, em homenagem ao senhor Olegário Dorásio de Souza (popularmente conhecido como Sargento Dorásio), apresentou o Projeto de Lei que propõe uma nova denominação para a Praça Academia da Saúde, no bairro São Francisco. O legislador recepcionou os familiares do futuro homenageado e fez a leitura da biografia, para fundamentar a necessidade deste reconhecimento.
Em favor das famílias dos estudantes, o vereador Sidney Vila Real ainda apresentou o Projeto de Lei, que “Dispõe sobre a divulgação da lista de espera para as vagas das pré-escolas municipais (creches)”. Para Sidney, além de atender a premissa da transparência, essa iniciativa poderá nortear os requerentes de vagas, com o devido acompanhamento da vaga pretendida.

Sandro Paulo

Sandro Paulo fez a explanação do seu Projeto de Lei, que sugere a alteração na denominação da Avenida Um, no bairro Recanto dos Buritis, para a Avenida Cesarino João Emiliano. O jovem vereador usou o seu tempo regimental para contar a história do homenageado, destacando a sua contribuição na formação sócio histórica de Buritizeiro.

Alvimar Eustáquio

O veterano vereador Alvimar Eustáquio protocolou uma indicação para o chefe de Gabinete, em função da troca de lâmpadas queimadas e a instalação de luminária na Rua Maria Benedita dos Santos, com o objetivo de reduzir a insegurança gerada para os moradores e transeuntes.

Renata Araújo

Demonstrando sua satisfação pelo anúncio do Poder Executivo, da implantação da Fábrica de Bloquete, a vereadora Renata Araújo aproveitou a tribuna para reforçar que este pedido dela junto à administração, vai gerar emprego, renda e oportunidades para a população. Em seguida a vereadora apresentou dois pedidos de providência, destinados para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), os quais solicitam a instalação de luminárias na rua de Juiz de Paz Jovino Francisco Braga, no bairro Vila Maria e na rua Anísia Melo, no Alto São Francisco.

O presidente da Casa, vereador Sérgio Pereira registrou uma indicação para o Poder Executivo, para que seja desenvolvido um projeto de uma praça no bairro Alto São Francisco e Bandeirantes, nos moldes da Praça da Saúde que está em construção na Avenida Paredão de Minas. “Temos acompanhado a evolução da construção da academia da saúde e sabemos que esse espaço favorece para a promoção da saúde pública com a prática de atividade física. Nada mais justo que levarmos isso também para estes bairros, para auxiliar o NASF nas atividades desenvolvidas com a população”. Explicou o presidente.

Grande Expediente

Na última parte da reunião, o vereador Leanderson Sarrá, vice-líder do governo, prestou esclarecimentos sobre a balsa do Cachoeira do Manteiga. De acordo com o vereador, em sua visita ao distrito na última semana, quando foi ouvir os moradores e balseiros, ele apurou os principais pontos de dificuldades e os transtornos gerados com o impedimento de operação da embarcação. Leanderson ainda relatou que, imediatamente, esteve na Marinha, para defender o retorno da balsa, mesmo que parcial. O vereador valorizou o comprometimento do prefeito Pedro Braga e do chefe distrital Jullierme Fagundes, que se desdobraram para regularizar os problemas negligenciados por tantos anos e que agora terão soluções definitivas.