Psicossocial nas escolas, Campanha Maio Laranja e transporte rural gratuito são sugeridos na Câmara de Buritizeiro

Nesta segunda-feira (07/03), na terceira Reunião Ordinária da Câmara de Buritizeiro, os vereadores, além da discussão de projetos, também apresentaram novos trabalhos e fizeram mais reivindicações, com pedidos de providências e indicações para o Poder Executivo. Confira:

Ludimila Lôpo

A vereadora Ludimila Lôpo protocolou três requerimentos, que segundo ela tem caráter fiscalizador. O primeiro é endereçado para a Secretaria Municipal de Educação, o qual solicita o planejamento do transporte escolar de 2022. Na mesma linha, o segundo foi para a Secretaria de Infraestrutura, cobrando o planejamento da recuperação das estradas rurais, utilizadas pelo transporte escolar. A legisladora explicou que a volta às aulas presenciais e as más condições das estradas, são fatores que causam preocupação, especialmente, para a população da Zona Rural.
O terceiro requerimento cobra do Poder Executivo, cópias de contrato (possíveis) do veículo Mercedes Benz, 1620, ano 2005 (placa KAL8056) com a Prefeitura de Buritizeiro, no período entre 2013 e 2016. A vereadora explicou que essa ação é para esclarecimentos do Poder Legislativo, já que estes contratos foram mencionados em redes sociais envolvendo nomes de ex-vereadores.
Ludimila Lôpo ainda solicitou providência da Secretaria de Saúde, requerendo um mutirão com a equipe epidemiológica em toda a cidade e uso do fumacê, para o combate do mosquito transmissor da Dengue.

Francisco Alves Moreira

Relator da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, o vereador Francisco Alves Moreira fez a leitura da Resolução 002/2022, que oficializa a aprovação da Prestação de Contas da gestão do ex-prefeito Jorge Humberto, referente ao ano de 2018.
Em seguida, o legislador apresentou seu pedido de providência para que a Secretaria de Infraestrutura e Obras (SEMIU) efetue a troca de lâmpadas em postes da Rua A, no Bairro Belo Horizonte, onde ele relatou estar gerando insegurança e transtornos para os moradores.

Sidney Vila Real

Sugerindo a inserção de profissionais de serviço social e de psicologia nas escolas da Rede Municipal, o vereador Sidney Vila Real apresentou a indicação de um anteprojeto para o Poder Executivo. Sidney Vila Real argumentou que o suporte a ser ofertado por esses especialistas vai beneficiar não só os alunos como as suas famílias, no enfrentamento das vulnerabilidades sociais, na inclusão e, por consequência, na redução da evasão escolar.

Renata Araújo

Em prol do combate ao Abuso e Exploração Sexual de crianças e adolescentes no município, a vereadora Renata Araújo oficializou a indicação do anteprojeto, para o Poder Executivo, que defende a instituição da Campanha Maio Laranja, em Buritizeiro. A vereadora entende que esta iniciativa deva ser incluída no calendário oficial da cidade, o possibilitará cultuar em toda a sociedade a necessidade de mobilização de todos, para a redução dos indicadores deste problema social.

Alvimar Eustáquio

Para a Secretaria de Planejamento, o vereador Alvimar Eustáquio, fez o pedido de providência na viabilização de um posto de atendimento para a população, na emissão da cédula de identidade. O experiente vereador lembrou o quanto é desgastante para os moradores se locomoverem para Pirapora, para resolver essa questão.

Juliana do Semas

A vereadora Juliana do Semas, com o apoio dos vereadores Alvimar Eustáquio, Leanderson Sarrá, Sérgio Pereira e do presidente da Câmara, Walmir Junior, apresentou uma indicação em favor da implementação do transporte coletivo gratuito para o Distrito de Cachoeira do Manteiga, uma vez por mês. A legisladora alegou que a população local não tem condições financeiras para custear o transporte privado, para a sede do município.
Outra indicação de Juliana do Semas foi para a SEMIU, que solicita a limpeza da grota no bairro Santo Expedito, bem como a instalação de placas educativas para que não seja jogado lixo no local. A vereadora demonstrou preocupação com o mato e a sujeira no local e a falta de conscientização de alguns moradores, que descartam resíduos na grota.

Leanderson Sarrá

Solicitando a ronda e presença da Guarda Municipal, nas imediações das unidades escolares do município, que foram mudadas temporariamente, o vereador Leanderson Sarrá protocolou esta indicação para o órgão de segurança do município, reforçando a intensificação nos horários de entrada e saída dos alunos. Leanderson explicou que o processo de volta às aulas têm causado impacto no fluxo do trânsito, o que gera transtornos para os alunos.
Contando com o respaldo dos colegas Alvimar Eustáquio, Juliana do Semas, Sérgio Pereira e do presidente da Câmara, Walmir Junior, Leanderson Sarrá também solicitou da SEMIU, a operação tapa buracos, no distrito de Cachoeira do Manteiga, através de indicação. O legislador relatou as péssimas condições das vias do distrito, que foram detectadas na visita feita na localidade, nas últimas semanas.