Rampa náutica, falta de energia na Zona Rural, animais soltos e Escola do Legislativo são destaques na Câmara de Buritizeiro

Em suas participações na 30ª Reunião Ordinária da Câmara de Buritizeiro, os vereadores oficializaram seus novos trabalhos, na última segunda-feira (23/10), assim como registraram suas reivindicações. Confira:

Francisco Alves Moreira Neto

O vereador Francisco Alves Moreira Neto abriu o momento de novos trabalhos, com a sua indicação para o Poder Executivo, que solicita a construção de uma rampa de embarque e desembarque náutico, na área de Terezinha de Babau. Para o vereador, essa medida garantirá mais segurança e organização no acesso ao Rio São Francisco e, sobretudo, será mais estrutura que favorecerá o lazer e o turismo de atividades aquáticas do município.

Lider do Executivo, o vereador Sérgio Pereira apresentou o pedido de Providência a ser encaminhado para a CEMIG, que exige a regularização do fornecimento de energia elétrica na Zona Rural do município, especialmente nas comunidades de São Pedro das Gaitas, São Bento e o Distrito de Paredão de Minas.

Sérgio Pereira relatou os transtornos e prejuízos gerados com a histórica e frequente falta de energia em algumas localidades, devido aos vários dias sem energia. Neste contexto, o legislador lamentou o impacto negativo causado pela falta de energia, em um evento comunitário em São Pedro das Gaitas, que precisou ser cancelado e registrou uma grande perda de produtos e mercadorias. Para reforçar sua fundamentação, o vereador também tornou público o Abaixo Assinado dos moradores das comunidades mais prejudicadas.

Ainda foi feita a leitura, por parte do vereador, do ofício enviado ao deputado Estadual Gilberto Wagner Martins, em que trata sobre o agendamento de uma Audiência na CEMIG para tratar desta situação crítica de falta de energia na Zona Rural de Buritizeiro.

Juliana do Semas

A vereadora Juliana do Semas protocolou uma indicação para que a Prefeitura atue na retirada de animais de grande porte das ruas da cidade, que para ela, outras ações em paralelo também precisam ser adotadas, como a responsabilização dos proprietários, a efetivação da fiscalização para o recolhimento, a aplicação de multas e o desenvolvimento de campanhas de conscientização da população.

Walmir Junior

De forma verbal, o vereador Walmir Junior cobrou soluções, do Poder Executivo, para a captação de água pluvial em frente ao Hospital Municipal, com a manutenção do meio-fio que está quebrado, que é próximo à captação de água. De acordo com Walmir Junior a atual situação pode ocasionar a erosão do solo e o afundamento do asfalto da via e o assoreamento do canal de captação.

O vereador ainda citou a quadra Francisco Ribeiro da Cruz, onde necessita da reforma integral há anos e lembrou dos pedidos feitos em anos anteriores, ainda não atendidos. O legislador reclamou do abandono do espaço, que está sem iluminação e os devidos cuidados para a segurança dos desportistas e pedestres de vias próximas.

Sidney da Saúde

O presidente da Câmara, vereador Sidney da Saúde, fez a leitura do Projeto de Decreto Legislativo que Cria a Escola do Legislativo de Buritizeiro. O objetivo é aprimorar mais qualidade nos processos internos do Poder Legislativo e aproximar o cidadão dos trabalhos do Poder Legislativo, principalmente, dos estudantes.

Para Sidney da Saúde, esse novo mecanismo possibilitará uma nova cultura para mais debates, mobilização e a participação da população nos projetos a serem desenvolvidos com a Escola do Legislativo, que poderá ser também mais uma estrutura para projetos de inclusão à educação.