Semana do Campo Limpo, Dia da Apraxia, Carreta da Mamografia e reformas de unidades escolares foram destacados na Câmara de Buritizeiro

Os vereadores de Buritizeiro, na última segunda-feira (02/10) durante a 27ª Reunião Ordinária, protocolaram novas propostas de Projeto de Lei, indicações e cobranças, em relação aos trabalhos de fiscalização desenvolvidos no município. Confira:

Renata Araújo

Referindo-se à Campanha Outubro Rosa e a morte da moradora Dulcinéia Flores, a vice-presidente da Câmara, vereadora Renata Araújo, abriu os trabalhos dos vereadores com a indicação para que Poder Executivo e a Secretaria de Saúde viabilizem a visita da Carreta da Mamografia na cidade, para atendimentos gratuitos da população. Renata Araújo enfatizou ainda que este mesmo pedido já havia sido feito em outubro de 2022, o qual não foi atendido. A vereadora, em sua argumentação, explanou os indicadores do câncer de mama no país e as projeções de aumento nos próximos anos, devido à falta de acesso aos exames e diagnóstico precoce.

Francisco Alves Moreira Neto

Ao abrir o seu pronunciamento na tribuna, o vereador Francisco Alves Moreira Neto solicitou da mesa diretora, um minuto de silêncio em respeito ao falecimento de Dulcinéia Flores. Após o ato, o vereador apresentou a indicação que solicita ao Poder Executivo a reforma da Creche Pai Serra Grande, onde a não utilização da unidade tem gerado transtornos para a população que poderia ser atendida. O legislador relatou que foi procurado por moradores que demonstraram sua indignação com a situação da creche.

Alvimar Eustáquio

O vereador Alvimar Eustáquio apresentou a indicação para o Poder Executivo construir duas faixas elevadas na rua Sergipe, entre as ruas Braulino Pereira e José Rodrigues. O grande fluxo de veículos e os riscos observados foram citados pelo decano legislador, como justificativas.

Leanderson Sarrá

O secretário da mesa diretora, vereador Leanderson Sarrá, fez a leitura do ofício (endereçado ao prefeito e secretário de Educação), que pede esclarecimentos sobre a reforma da Escola Municipal Maria Sales de Souza. No texto do documento, o vereador relata que, em sua visita feita na unidade, deparou-se com um “cenário de abandono e condições precárias”, o que para ele não pode ser negligenciado, enquanto fiscalizador do povo de Buritizeiro. Leanderson Sarrá também solicita a definição do prazo para a finalização da obra.

Walmir Junior

De forma verbal, o vereador Walmir Junior solicitou do Poder Executivo uma solução para a questão dos animais soltos na cidade, como cavalos e vacas. Em seu discurso, Walmir Junior revelou que este tipo de situação está se tornando muito comum nas últimas semanas, o que vem gerando transtornos no trânsito e até ameaças no aspecto sanitário para a população.

Líder do Executivo, o vereador Sérgio Pereira apresentou o Projeto de Lei que Institui a Semana Municipal do Campo Limpo, no âmbito municipal”. A proposta prevê em sua matéria a conscientização da população sobre a necessidade de ser realizada a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas, para a destinação correta e sustentabilidade ambiental, por meio deste processo, dentre outros objetivos, como a mobilização social para uma nova cultura, no que se refere aos cuidados com as embalagens vazias.

Ainda em sua participação, o vereador também registrou a sua Moção de Aplausos para o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritizeiro pela realização da FENAVASF, pelas as oportunidades criadas para o agronegócio e toda a repercussão gerada na região.

Sidney da Saúde

O vereador Sidney da Saúde, presidente da mesa diretora, apresentou o Projeto de Lei, com a súmula: “Inclui o Dia da Conscientização da Apraxia de Fala na Infância, no calendário oficial do município e dá outras providências”. De acordo com Sidney da Saúde, esta proposta vai conscientizar e popularizar este tema que ainda não é devidamente divulgado em Buritizeiro, para mais debates, ações e políticas públicas para mais acesso ao tratamento deste distúrbio. Como referência, Sidney da Saúde indicou a data de 14 de maio como o Dia de Conscientização da Apraxia.

Também na tribuna, o presidente da Câmara parabenizou o Sindicato dos Produtores Rurais de Buritizeiro pela FENAVASF e anunciou que a deputada Lud Falcão já garantiu o aporte de R$ 150 mil para a próxima edição do evento, que se tornou um importante mecanismo para fortalecer o agronegócio regional. Sidney da Saúde também disse que vai até o gabinete da referida deputada para protocolar um pedido de Audiência Pública, para tratar sobre o processo da Superintendência de Patrimônio da União, a qual desenvolveu na última semana uma audiência pública sobre a população ribeirinha. Segundo Sidney, há uma preocupação muito grande sobre as tratativas que vêm sendo conduzidas, já que mais esclarecimentos e, principalmente, respaldo e suporte do Governo Federal precisam ser solicitados.