Transporte Social, parceria com clínicas de reabilitação, tombamento de patrimônio imaterial e cobranças de infraestrutura são destaques na Câmara de Buritizeiro

Além de deliberar as pautas definidas pela mesa diretora, na 4ª Reunião Ordinária na noite da última segunda-feira (11/03), os vereadores de Buritizeiro também oficializaram as suas novas proposições e reivindicações. Confira:

Sidney de Saúde

Abrindo momento dos novos trabalhos dos vereadores, o vereador Sidney da Saúde apresentou a indicação para o Poder Executivo, do anteprojeto de Lei que “Institui o Programa de Transporte Social de Buritizeiro e dá outras providências”. De acordo com o proponente, esta iniciativa vai contribuir no acesso ao transporte público gratuito aos moradores, especialmente, que moram em bairros mais afastados.

Leanderson Sarrá

O vereador Leanderson Sarrá oficializou a sua indicação para a Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, em que solicita a análise de viabilidade de estabelecimento de parcerias com clínicas de reabilitação para atender a demanda de dependentes químicos e alcoólicos do município. Para Leanderson Sarrá, os serviços prestados por estes espaços, são especializados e adequados para o atendimento eficiente deste público, no processo de tratamento e a parceria com o Poder Público vai beneficiar muitas famílias que não têm condições de custear esse método terapêutico.

Outra indicação do vereador, é destinada a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIU), a qual pede a limpeza e roçada mecânica do Bairro Jardim dos Buritis, onde o mato está se acumulando. Leanderson revelou que se trata de um pedido feito por diversos moradores, que demonstram muita apreensão com a possibilidade de surgimento de animais peçonhentos e de doenças transmitidas por insetos.

Ludimila Lôpo

Por meio de Requerimento, a vereadora Ludimila Lôpo cobrou esclarecimentos do Poder Executivo, sobre a paralisação dos serviços da balsa de travessia no Distrito de Cachoeira do Manteiga. Ludimila Lôpo argumentou que a indisponibilidade do transporte, vem gerando muitos transtornos e até prejuízos para os moradores que precisam diariamente da balsa. Pela urgência do tema, a legisladora solicitou da presidente Juliana do Semas que o requerimento fosse votado imediatamente, o que foi prontamente atendido.

A vereadora também oficializou duas indicações para a SEMIU, para a manutenção da estrada para o Lagoão e da estrada para o distrito de Sambaíba, as quais os moradores e condutores de veículos relatam estarem intransitáveis após as chuvas na região. Ludimila Lôpo ressaltou a necessidade de urgência dessas intervenções, pela segurança de todos, especialmente, para as crianças que utilizam o transporte escolar.

Por fim, a legisladora também protocolou uma indicação para o SAAE, que requisita a construção de uma estrutura de proteção sobre a bomba de captação de água no distrito de Cachoeira do Manteiga. O pedido visa garantir mais segurança para os moradores, que reclamam da exposição de fiações e dos riscos oferecidos em torno do equipamento da autarquia.

Francisco Alves Moreira Neto

O vereador Francisco Alves Moreira Neto apresentou a sua indicação para a SEMIU e Defesa Civil, que pede a poda das árvores no pátio da Escola Municipal em Xupé. Conforme o vereador, o crescimento dos troncos e galhos dos eucaliptos na unidade educacional, estão representando insegurança para os profissionais e alunos da escola.

Renata Araújo

Endereçada à SEMIU, a vereadora Renata Araújo oficializou a sua indicação, para a limpeza no espaço e na capela do Cemitério Parque da Saúde, onde o acúmulo de mato e a sujeira têm atrapalhado e até impedido o uso dos moradores. Renata Araújo salientou que se trata de uma questão de respeito e dignidade para os moradores, no momento de homenagem aos entes falecidos.

O vice-presidente da Câmara, vereador Sérgio Pereira, apresentou uma indicação para a SEMIU, solicitando a limpeza, ampliação e construção de bacias de contenção na Rua 28, próximo à beira do canal, no Bairro Jardim dos Buritis. Sérgio Pereira relatou o acúmulo de água na localidade, o que pode resultar em inundações, prejuízos e transtornos para os moradores.

Para o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural, o vereador oficializou a indicação para o estudo e efetivação do tombamento, como patrimônio imaterial do livro “Buritizeiro, sua história e seus encantos”. O objetivo é homenagear o autor da obra, que é uma das maiores referências no que se refere ao registro oficial da história do município.