Transporte Universitário, Plano de Cargos e Carreira, homenagens e pórticos nos distritos são propostos na Câmara de Buritizeiro

Na última segunda-feira (15/08), os vereadores de Buritizeiro, mais uma vez, apresentaram novas proposições e cobraram ações em favor da população. Confira as temáticas, questionamentos e suposições expostas na Câmara Municipal:

Leanderson Sarrá

O vice-presidente da Câmara iniciou a etapa de novas proposições, com a indicação para a Secretaria de Educação, sugerindo a criação do Transporte Universitário intermunicipal, para atender uma antiga reivindicação dos estudantes buritizeirenses e amenizar os desafios e gastos com a locomoção.

Leanderson Sarrá também usou a tribuna para parabenizar a empresa Cedro Têxtil pelos 150 anos completados, nas últimas semanas, na pessoa do superintendente industrial, Patrick Melo Pinheiro. Valorizando o volume de geração de empregos e as oportunidades originadas para toda a região, o vereador saudou a companhia por toda a sua representatividade mundial.

Sidney Vila Real

O vereador Sidney Vila Real apresentou a indicação para que o Poder Executivo reformule o Estatuto dos Servidores e crie o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos servidores da saúde, obras e administrativo, que para o vereador está defasado e sem as especificidades dos profissionais destes setores. Sidney Vila Real destacou que o PCCV possibilita um plano de gestão mais eficiente e incentiva mais qualidade no serviço público.

Por meio de Projeto de Lei, o qual “Denomina o Posto de Saúde, do Bairro Alto São Francisco, em homenagem ao senhor Jacy Peixoto”, o vereador Sidney Vila Real revelou a parceria com o vereador Francisco Alves, pelo tributo deste cidadão buritizeirense que deixou um grande legado no município, por tudo o que fez pela comunidade.

Visando “Alterar o nome da Unidade Básica de Saúde Vila Maria para Unidade de Saúde José Ramos de Máximo”, o vereador Sérgio Pereira apesentou a proposta de Projeto de Lei, a qual também objetiva prestar homenagem o referido cidadão, que atuou como servidor da SUCAM em Buritizeiro e contribuiu muito para a Saúde Pública Municipal, durante quase 40 anos, no combate de doenças e na execução de campanhas preventivas.

Juliana do Semas

A vereadora Juliana do Semas iniciou os seus trabalhos com a indicação para o Poder Executivo, que defende a construção de pórticos nos distritos de Cachoeira do Manteiga, Paredão de Minas e Sambaíba, como também nas comunidades de São Bento e Cachoeira do Teobaldo. Sugerindo uma mensagem de boas vindas, em português, inglês e espanhol, a legisladora argumentou que estas estruturas vão proporcionar uma melhor organização, favorecer visualmente estes pontos turísticos e cativar os moradores com o sentimento de pertencimento e orgulho de suas origens.

Em favor da comunidade de São Bento, especialmente, a vereadora apresentou outras duas indicações para o Poder Executivo. Uma delas solicita a realização de bloqueteamento na área de eventos e em volta da igreja da comunidade, para atender uma das grandes expectativas dos moradores da localidade. Por uma melhor estrutura e melhores condições para a prática esportiva, a vereadora também protocolou a indicação que cobra a implementação de uma cobertura para a quadra da referida comunidade.

Ludimila Lôpo

A vereadora Ludimila Lôpo oficializou uma indicação para o presidente da Câmara, vereador Walmir Júnior, a qual propõe uma reunião para melhores esclarecimentos e deliberações dos PL´s 44 e 46, referentes à PCCV da Guarda Municipal e a alteração do Código Tributário. A vereadora ainda sugeriu a participação do secretário de Finanças, do comandante da Guarda, do procurador Municipal e de uma comissão de servidores da Guarda, além de todos os vereadores.

Em atendimento a reivindicação da população, a legisladora também protocolou a indicação para a realização da reforma da quadra poliesportiva Francisco Ribeiro da Cruz, que precisa de revitalização urgente. Destacando que o espaço esportivo é muito utilizado pelos moradores e atende a demanda de escolas da cidade, Ludimila Lôpo defendeu a garantia de um espaço digno e apropriado para as atividades físicas e recreativas.

Para incentivar a cidadania e o patriotismo na comunidade escolar, a vereadora Ludimila Lôpo oficializou o Projeto de Lei que “dispõe sobre a execução do Hino Nacional e do Município, por pelo menos, uma vez por semana”, para também difundir um maior conhecimento dos hinos e seus significados, como também para a valorização das bandeiras e dos símbolos. Em sua explanação, a vereadora revelou que a proposta é baseada em Lei Federal já existente.

Alvimar Eustáquio

O vereador Alvimar Eustáquio indicou que o Poder Executivo providencie o bloqueteamento da rua Projetada, próxima a creche Santa Terezinha, a partir da rua Juiz de Paz Francisco Braga. O vereador frisou que a falta de pavimentação no trecho vem gerando transtornos e problemas de saúde para os moradores.