Vereadores propõem construção da rodoviária de Buritizeiro, clínica de reabilitação e isenção de IPTU para doentes graves

Nesta segunda-feira (22), além de votar e definir pautas fundamentais para o município, os vereadores também apresentaram novos trabalhos, para solução dos principais problemas da população. Confira:

Sandro Paulo

O vereador Sandro Paulo, via indicação, solicitou a realização da operação tapa-buracos nas avenidas Manoel Joaquim de Melo e Patos de Minas. O legislador relatou que muitos moradores e comerciantes o procuraram para que seja solucionada a situação de péssimas condições das vias, que têm gerado grandes transtornos.

Leanderson Sarrá

Para a Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, o vereador Leanderson Sarrá fez a indicação de uma análise, por parte das secretarias, sobre a viabilidade de parcerias e convênios com clínicas de reabilitação, para acolher os dependentes químicos do município. Leanderson argumentou que estes locais são especializados para acolher, recuperar e reinserir essas pessoas na sociedade. Para ele, este cuidado é indispensável para os buritizeirenses que precisam do tratamento.

Sidney Vila Real

Defendendo a fomentação do Turismo Rural, com políticas públicas para o desenvolvimento do segmento, o vereador Sidney Vila Real apresentou um anteprojeto que propõe a alteração de artigos da Lei n°1.275/2011, que regulamenta a Política Municipal de Turismo. A sugestão do vereador é que sejam concedidos incentivos financeiros para as empresas que atenderem os requisitos propostos, como plano de trabalho e a documentação comprobatória, dentre outras exigências.
No mesmo sentido, Sidney Vila Real protocolou uma indicação, com outro anteprojeto para o Poder Executivo, para que seja concedida a isenção de IPTU aos portadores de doenças graves, incapacitantes e/ou com doenças em fase terminal. Para ele, esta será uma forma do poder público colaborar com estes cidadãos na batalha pela vida.

Ludimilla Lôpo

A vereadora Ludimilla Lôpo apresentou um pedido de providência para que a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo realize a manutenção da rua Maria Geralda, com urgência, devido a abertura de uma grota com as chuvas dos últimos dias. Isso tem atrapalhado e gerado aborrecimentos aos moradores desta rua.
Foi apresentado pela vereadora, o Projeto de Lei nº60/2021 que “Declara de Utilidade Pública a Central das Associações Comunitárias de Buritizeiro”. A vereadora fundamentou o PL, destacando os relevantes trabalhos sociais desenvolvidos pela entidade e a contribuição significativa para muitas famílias do município.
Por meio de indicação para a Semiu, Ludimilla Lôpo pediu a construção da Rodoviária Municipal. Para ela, crescimento urbano e populacional, dentre outras, exigem que o município faça o investimento no terminal rodoviário que tem sido utilizado como estacionamento de carros particulares. A vereadora ainda compartilhou com os colegas de Câmara uma denúncia de uma moradora indignada com a utilização indevida do espaço, o que tem dificultado a vida dos passageiros de ônibus, ao descarregarem suas bagagens em locais inadequados e perigosos.

Juliana do Semas

A vereadora Juliana do Semas fez indicações para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo. A vereadora solicitou a solução para conter a erosão no entroncamento da rua Montes Claros com a avenida Manoel Joaquim de Melo, no bairro Jardim dos Buritis, onde há um problema antigo e que precisa de uma estrutura adequada para o escoamento das águas da chuva, evitando assim prejuízos para os moradores.
Outra indicação de Juliana do Semas foi sobre a reforma da ponte do Balneário das Pedras. A vereadora lembrou-se das péssimas condições da estrutura, a qual tem um fluxo muito grande de veículos pesados. Ainda foi indicado pela legisladora a necessidade de extensão de rede elétrica e iluminação na Otávio Pereira Salgado, o que atenderá uma demanda antiga dos moradores, promovendo segurança e menos transtornos.
Vereador Francisco Alves Moreira Neto
Francisco Alves Moreira Neto pediu providência da Semiu em relação aos buracos e más condições de trechos da avenida Manoel Joaquim de Melo. O vereador sugeriu que seja feita a operação tapa-buracos nos trechos mais críticos, para amenizar os transtornos e riscos oferecidos aos condutores de veículos e pedestres.