Vereadores propõem Selo Amigo do Idoso e Semana da Agricultura Familiar para Buritizeiro

Na reunião desta semana, além da discussão e votação de Projetos de Lei, os vereadores solicitaram providências, indicaram ações e apresentaram novas propostas de políticas públicas em favor dos idosos do município e do fomento da agricultura familiar. Confira os trabalhos do legislativo:

Leanderson Sarrá

Por mais segurança e menos riscos para os pedestres e ciclistas, o vereador Leanderson Sarrá protocolou a indicação para que, a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu), implante quebra-molas e placas de sinalização no cruzamento das ruas Otávio de Oliveira Rosa e Vereador Sebastião dos Santos.
Francisco Alves Moreira Neto
O vereador Francisco Alves Moreira Neto apresentou pedidos de providências, para a Semiu realizar a troca de lâmpada queimada na rua José Vicente e também o patrolamento da rua Ana Maria Braga no bairro Alto São Francisco. O vereador, com esta iniciativa, quer colocar fim nos transtornos gerados para os moradores destas vias.

Ludimila Lôpo

Foi solicitado patrolamento também para a rua Pernambuco, no bairro São Francisco, pela vereadora Ludimila Lôpo. No pedido de providência apresentado por Ludmila é alertado sobre a urgência dessa ação da Semiu, conforme os relatos de dificuldades de locomoção dos moradores.
Para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, a vereadora fez a indicação para o retorno das atividades presenciais do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, respeitando os protocolos sanitários para a Covid-19. A vereadora defende que as oficinas oferecidas contribuem para o desenvolvimento dos idosos, crianças e adolescentes.
Com o escopo para a terceira idade, a vereadora Ludimila Lôpo protocolou o Projeto de Lei nº44/2021 que “Institui o Selo Amigo do Idoso, a ser concedido para as instituições e empresas que contribuam para a implementação de ações voltadas aos idosos e dá outras providências”. Segundo a vereadora, esta medida poderá fomentar a proteção e mais cuidados com este público, reconhecendo os órgãos e empresas que têm uma atenção especializada ou ações que fazem a diferença para estas pessoas.

Juliana do Semas

Zelando por mais qualidade de vida, cuidando das condições sanitárias das famílias de baixa renda, a vereadora Juliana do Semas indicou para o Poder Executivo a aquisição ou contratação de um caminhão limpa fossa. Ao lembrar da falta de poder aquisitivo dos moradores de alguns bairros e das consequências geradas para a Saúde Pública, Juliana do Semas argumentou que essa poderá ser uma ação que evitará doenças e o aumento de atendimentos nos postos de saúde.
A legisladora também pediu providência para a Semiu, na manutenção da estrada rural que dá acesso para a Cachoeira das Andorinhas. Para Juliana, a estrada é uma rota importante para o desenvolvimento do turismo local e para os produtores rurais nas adjacências relacionadas.

Walmir Júnior

O líder do Executivo na Câmara, vereador Walmir Júnior destacou o grande trabalho que o Programa Pop vem desenvolvendo no município, com a geração de oportunidades e o cuidado especial com a limpeza e manutenção de ruas e espaços públicos. Neste sentido, o vereador apresentou a indicação para a Secretaria de Desenvolvimento Social estudar a viabilidade de conceder um aumento no valor por hora trabalhada dos profissionais ou o fornecimento de uma cesta básica. “Sabemos que é uma iniciativa histórica da gestão que está fazendo a diferença para centenas de famílias de Buritizeiro. Se houver a possibilidade, será muito justo ceder estes benefícios para estas pessoas”. Discursou o vereador.
Para os colegas camaristas, Walmir Júnior sugeriu a criação de um ofício, com a assinatura de todos, para enviar à empresa de transporte público Sandra. A ideia é articular com a empresa uma solução para o antigo problema da parte alta da cidade, que não conta com linhas de ônibus disponíveis, principalmente, após as 18 horas.

O vereador Sérgio Pereira, presidente do Poder Legislativo, apresentou um novo Projeto de Lei (nº45/2021) em prol do desenvolvimento regional, por meio do fomento do agronegócio. A proposição “Dispõe sobre a criação da Semana Municipal da Agricultura Familiar no município de Buritizeiro e dá outras providências”. A intenção é que as ações deste evento, a ser realizado na véspera ou no dia 24 de julho, passem a integrar oficialmente o calendário municipal. “Nosso município tem como atividade econômica marcante, a agricultura familiar que é a fonte de renda para milhares de famílias, assim como é o número de pessoas que consomem esses produtos. E essa iniciativa partiu após a participação no seminário realizado pela Sedet, onde foram compartilhadas e discutidas diversas ideias e soluções inovadoras. São dezenas de comunidades rurais e assentamentos e isso já demonstra a importância de um evento como esse que também contribuirá para a nossa economia, cultura, turismo e o fortalecimento do empreendedorismo rural”. Detalhou o vereador.