Vereadores querem Fila Zero para pacientes oncológicos e aplicativo para população e cobram redutores de velocidade e informações sobre a Educação no Município

Sidney Vila Real

O vereador Sidney Vila Real apresentou a proposta, de autoria conjunta com o colega Walmir Júnior, de Projeto de Lei que “Institue o programa Fila Zero para o atendimento das pessoas diagnosticadas com câncer no município de Buritizeiro e dá outras providências”. O objetivo é oficializar a prioridade do atendimento e suporte aos pacientes oncológicos do município, nas consultas e exames e acompanhamento profissional.
Para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Semiu) Sidney Vila Real apresentou indicações voltadas para os cemitérios. Uma delas se refere aos cuidados com a Capela do Cemitério Novo Parque da Saudade. Foi solicitado produtos de limpeza, instalação de bebedouro e a reforma do local. E a outra indicação, trata sobre a necessidade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), para os funcionários responsáveis pela limpeza dos cemitérios públicos do município.
Outra indicação protocolada foi endereçada para o Poder Executivo, que sugere a criação e implantação de cursos profissionalizantes de pedreiro, pintor e encanador no município, via Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Sedest).

Ludimila Lôpo

A vereadora Ludimila Lôpo cobrou da Semiu, através de pedidos de providência, a troca de lâmpadas queimadas na rua Presidente Getúlio Vargas (em frente ao cemitério novo) e ampliação do referido espaço público. A vereadora destacou que a escassez de espaço adequado já é um problema antigo do município e precisa ser solucionado.
Por meio do requerimento nº40/2021, Ludimila cobrou da Secretaria de Educação cópias de extratos e documentos referentes aos saldos do Fundeb, transporte escolar, merenda, contratações de professores e os valores arrecadados junto à FNDE demais convênios. Além disso, a vereadora também solicitou informações sobre a realização das aulas nas comunidades rurais.
Com o requerimento nº41/2021, foi cobrada pela vereadora que a Comissão Especial de Educação apure sobre os valores recebidos pelo município do FUNDEB (2020 e 2021); em quais atividades foram aplicados esses recursos e a respectiva prestação de contas; a cópia do Regimento Interno do Conselho Municipal referente e o decreto que nomeou os componentes deste conselho.

Sandro Paulo

O vereador Sandro Paulo apresentou o pedido de providência, para que a Semiu implemente redutores de velocidade e sinalização no cruzamento da rua Horácio Esparra e Clóvis Diniz, para mais segurança dos pedestres e condutores de veículos e uma melhor fluidez do trânsito com a devida organização.

Sérgio Pereira

O presidente da Câmara, vereador Sérgio Pereira, fez uma indicação para o Poder Executivo, criar um aplicativo de celular que permita o cidadão solicitar serviços de troca de lâmpada pelo smartphone ou outro canal como o Whatsapp. De acordo com o vereador, com a crescente acessibilidade tecnológica, o Poder Público precisa inovar para facilitar a vida da população. “Com essa ferramenta, será facilitada a solução de problemas da rotina do município, permitindo a interação com a população e a agilidade nos atendimentos”. Salientou Sérgio Pereira.

Grande Expediente:

Na tribuna, o vereador Leanderson Sarrá agradeceu a visita do Juiz do Trabalho do TRT da 3° região, Marcelo Palma. Atualmente atuando em Montes Claros, o magistrado esteve na Câmara, quando foi recepcionado pelo vereador que o apresentou as dependências da sede do Poder Legislativo de Buritizeiro.
Leanderson também destacou a empresa Cedronorte, onde foi recebido pelo gerente industrial Ademir de Oliveira e o superintendente Patrick Melo Pinheiro. Na companhia, o vereador relatou que conheceu todo o processo de produção e ficou impressionado por todo aparato tecnológico e a estrutura da empresa, que gera emprego para 275 buritizeirenses. “É uma empresa muito importante para a nossa região, não só pela geração de empregos, mas também por toda contribuição socioeconômica”.
O vereador Sérgio Pereira, no grande expediente, citou a sua participação na reunião da Comunidade de Santa Helena, quando pôde dialogar com os moradores sobre as demandas e soluções para a localidade. Agradeceu ao presidente Geraldo Magela e parabenizou a Secretaria de Saúde, pelos cuidados com aquela comunidade. “Como representante da população precisamos trabalhar junto às secretarias, para atendermos todo o município”. Pontuou Sérgio Pereira.
O vereador ainda falou sobre o diagnóstico feito, com as caminhadas feitas no município, por meio das visitas a bairros, distritos e comunidades, quando procura o diálogo com o povo. Segundo o legislador, além das demandas diárias, existem demandas reprimidas que agravam a situação da população. “Nos últimos anos, o município foi sucateado na sua estrutura de escolas, creches e estrutura da educação. A situação é precária e as condições péssimas para os alunos e profissionais da educação. Infelizmente, é uma realidade da nossa cidade, que precisa ser construída. Temos certeza que com o trabalho conjunto do Legislativo e Executivo, os avanços serão conquistados”.
Ainda no seu discurso, Sérgio Pereira lembrou do 1º Seminário de Agricultura promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial. “Será um momento ímpar para os nossos agricultores. Tenho certeza que esta iniciativa da Sedet vai potencializar o empreendedorismo para desenvolver as riquezas do agronegócio”.
Utilizando o espaço concedido pelo vereador Sérgio Pereira, o vereador Francisco Moreira parabenizou o secretário de Infraestrutra e Urbanismo, Vilson Celestino, pelo pronto atendimento, na manutenção da estrada do Capão. De acordo com o vereador, os maquinários, enviados para a estrada, têm sido muito importantes na recuperação da via rural.