Centro de Referência de Doenças Raras, Programa Mulher Independente e Semana do Turismo são propostos no Poder Legislativo

Os vereadores de Buritizeiro, mais uma vez, apresentaram novos trabalhos na 8ª Reunião Ordinária da Câmara, nesta segunda-feira (11/04). Além de Projetos de Lei, também foram protocolados pedidos de providência e indicações para as secretarias da administração municipal. Confira:
Leanderson Sarrá
O vice-presidente da casa abriu os trabalhos, com uma indicação para a Secretaria Municipal de Saúde, que estimula a criação de Centro de Referência para doenças raras. De acordo com a proposta, com a realização de um mapeamento para identificação e cadastro de pessoas com patologias raras, poderá ser desenvolvido um apoio e suporte qualificado para estes pacientes, mesmo sem uma estrutura física ideal, por parte da secretaria.
Ludimila Lôpo
Sensibilizada com a situação dos moradores das estradas da Conquista, Formoso e da zona rural, como um todo, a vereadora Ludimila Lôpo protocolou um pedido de providência, para que a Secretaria de Saúde envie equipes de agentes de saúde, para visitar estas famílias, periodicamente. Na solicitação, a vereadora explica que esta ação, por estar dentro do Plano de Governo da atual gestão, deve ser priorizada, até mesmo por que se trata da Atenção Básica de Saúde.
Alvimar Eustáquio
O vereador Alvimar Eustáquio apresentou dois pedidos de providência para a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SEMIIU). A primeira solicita a instalação de quebra molas nas ruas Sergipe e Oswaldo Machado, onde o fluxo intenso de veículos, em alta velocidade, está oferecendo muitos perigos para os pedestres. No mesmo sentido, reivindicou também providência na instalação de placas de sinalização para os pedestres, nas proximidades das escolas do município, para mais segurança dos alunos.
Sidney Vila Real
Destinadas para a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude (SECTEJ), foram apresentadas três indicações pelo vereador Sidney Vila Real. Uma delas sugere a construção de quadras de areia para a prática de futevôlei, vôlei e demais modalidades esportivas, nas margens do rio São Francisco, próximo ao quiosque de Terezinha de Babau. Outra indicação pede o retorno de eventos e competições entre botecos, como o “Comida de Boteco” e a Feirinha dos barraqueiros do município. Contudo, Sidney Vila Real ainda indicou que a SECTEJ viabilize a volta das aulas de zumba, o que para o vereador é uma das principais atrações para os moradores desenvolverem atividades físicas, importante também para o combate ao sedentarismo.
O vereador Sidney Vila Real apresentou a indicação do anteprojeto, que propõe o Programa Mulher Independente, em apoio às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Para Sidney, a proposta pode ser uma importante política pública no enfrentamento deste problema social, que registrou crescimento nos índices, durante a pandemia.
O vereador Sérgio Pereira apresentou a proposta de Projeto de Lei que “institui a Semana Municipal do Turismo”, que terá como referência a data de 27 de setembro, quando é comemorado o Dia do Turismo. Segundo o vereador, esse evento ao ser incluído no calendário oficial do município será um importante mecanismo para potencializar o Turismo de Buritizeiro, tão rico em atrações, história e eventos. Sérgio argumentou que poderão ser oportunizadas capacitações, palestras e festivais no período, dentre outras atividades.